1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Pen USB com malware

 

As autoridades dos EUA encontram-se a alertar as empresas para um novo género de ataque, que começa com uma simples pen USB.

 

De acordo com o comunicado do FBI, encontra-se em vigor um novo esquema que tenta infetar redes internas com ransomware, e que começa com uma pen USB enviada pelos criminosos para as empresas. Estas pens são enviadas como supostas “prendas”, mas no seu interior encontra-se software projetar para ser executado assim que a pen é ligada a um sistema, infetando o mesmo com ransomware.

 

A partir dai, os atacantes ganham o controlo da rede interna, e começam a tarefa de infetar o máximo de dispositivos possíveis. A grande particularidade deste caso encontra-se na forma como o malware é distribuído.

Apesar de ser comum encontrar-se malware em ficheiros descarregados da internet ou ataques de phishing, é menos comum quando os próprios atacantes enviam as pens infetadas para as empresas.

 

Para tentar ganhar mais credibilidade, os pacotes enviados para as entidades tiram ainda proveito de nomes como o Departamento de Saúde dos EUA, alegando que a pen contem informações sobre como a empresa deve lidar com a pandemia. No entanto, o esquema pode variar.

 

As autoridades acreditam que o mesmo esteja a ser realizado por um grupo conhecido como “FIN7”, que se encontra localizado no leste da Europa e tem vindo a realizar ataques similares em todo o mundo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech