1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Chrome

 

A Google tem o habito de desenvolver novas funcionalidades para o seu navegador, o Google Chrome, que em grande parte podem mesmo chegar a mudar a forma como se trabalha na Internet.

 

Sendo um dos navegadores mais utilizados a nível mundial, o Chrome possui grande impacto na forma como a Internet é desenvolvida, e como tal, novas funcionalidades para o mesmo podem por vezes causar mudanças a nível mais abrangente do mercado.

Uma recente funcionalidade em testes, porém, tem vindo a causar alguma controvérsia. Em causa encontra-se a nova funcionalidade “Scroll To Text Fragment”, que começou a ser implementada no Chrome 80.

 

Esta nova funcionalidade permite que os utilizadores sejam direcionados para um fragmento de texto especifico dentro da página. O funcionamento é bastante simples, e apenas necessita que uma pequena string seja adicionada no link da página de destino – onde o navegador irá depois apontar diretamente para essa secção da página.

Ou seja, é praticamente um sistema de pesquisa que já se encontra no navegador, mas que invés de ser acionado manualmente pelos utilizadores, poderia ser aplicado como um “atalho” para os links partilhados – através do uso da string “#:~:text=” – por exemplo, https://tugatech.com.pt/#:~:text=google

 

Apesar de a funcionalidade ser útil para facilitar a partilha de conteúdos, permitindo aos utilizadores acederem rapidamente ao conteúdo que importa, existe quem também não esteja de acordo com o surgimento da mesma.

David Baron, funcionário da Mozilla, revelou em meados de Dezembro que apesar de a funcionalidade ter utilidade para o dia a dia de muitos, também pode introduzir outros problemas relacionados com a segurança e privacidade.

 

Um dos exemplos deixados pelo utilizador pes10k no GitHub diz respeito à recolha de informações que pode ser realizada. Num sistema de uma empresa que recolha o tráfego DNS da rede local, e onde o administrador da rede possa ter acesso a todos esses registos, a funcionalidade pode permitir identificar e partilhar rapidamente links específicos de certas pesquisas ou acessos dos funcionários.

 

Esta funcionalidade tem vindo a ser fortemente contestada, e apesar de a Google estar aberta a feedback da comunidade, o seu poder sobre o controlo da mesma também deixa algo a desejar – sobretudo tendo em conta que os planos parecem mesmo ser os de lançar a funcionalidade.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech