1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

dns-over-https firefox

 

A partir de hoje, o Firefox começa a ativar o DNS-over-HTTPS (DoH) para todos os utilizadores nos EUA como padrão, garantindo assim mais segurança e privacidade nos pedidos DNS realizados pelo navegador.

 

O DoH é uma nova funcionalidade que permite encriptar os pedidos DNS realizados sobre o navegador, através de ligações HTTPS regulares invés de serem enviadas como pedidos DNS não encriptados. Isto evita que terceiros possam aceder aos pedidos feitos por um determinado sistema, e possa assim determinar os websites que se encontram a ser acedidos através desses pedidos.

 

Esta funcionalidade era algo que alguns navegador tinham vindo a testar nos últimos meses, e o Firefox foi um dos primeiros a implementar a mesma. Agora a funcionalidade vai ser ativada por padrão para todos os utilizadores que se encontrem nos EUA – com a empresa a garantir que o processo será realizado de forma gradual ao longo das próximas semanas.

Por padrão o navegador irá utilizar o sistema DNS da Cloudflare, mas os utilizadores poderão utilizar também o sistema da NextDNS ou alterar as configurações para qualquer outro DNS publico que tenha suporte a DNS-over-HTTPS.

 

definições firefox DoH

 

Esta funcionalidade, quando começou a ser fornecida em testes, também veio com algumas criticas a nível da privacidade, visto que apenas foi fornecida a entidade Cloudflare para a resolução dos pedidos DNS. Várias entidades apontaram que isso daria muito controlo sobre os pedidos feitos pelo navegador a apenas uma entidade, mas parece que a Mozilla ouviu este problemas e começou também a fornecer alternativas para quem não pretenda o sistema desta entidade.

 

Seja como for, é esperado que a função venha a ser ativada dentro das próximas semanas também para outros países, e que finalmente se torne uma funcionalidade padrão do Firefox para as futuras versões. O Google Chrome também começou a testar uma funcionalidade similar, mas por enquanto apenas pode ser ativada manualmente pelos utilizadores nas flags escondidas do navegador.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech