1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

dns-over-https firefox

 

A partir de hoje, o Firefox começa a ativar o DNS-over-HTTPS (DoH) para todos os utilizadores nos EUA como padrão, garantindo assim mais segurança e privacidade nos pedidos DNS realizados pelo navegador.

 

O DoH é uma nova funcionalidade que permite encriptar os pedidos DNS realizados sobre o navegador, através de ligações HTTPS regulares invés de serem enviadas como pedidos DNS não encriptados. Isto evita que terceiros possam aceder aos pedidos feitos por um determinado sistema, e possa assim determinar os websites que se encontram a ser acedidos através desses pedidos.

 

Esta funcionalidade era algo que alguns navegador tinham vindo a testar nos últimos meses, e o Firefox foi um dos primeiros a implementar a mesma. Agora a funcionalidade vai ser ativada por padrão para todos os utilizadores que se encontrem nos EUA – com a empresa a garantir que o processo será realizado de forma gradual ao longo das próximas semanas.

Por padrão o navegador irá utilizar o sistema DNS da Cloudflare, mas os utilizadores poderão utilizar também o sistema da NextDNS ou alterar as configurações para qualquer outro DNS publico que tenha suporte a DNS-over-HTTPS.

 

definições firefox DoH

 

Esta funcionalidade, quando começou a ser fornecida em testes, também veio com algumas criticas a nível da privacidade, visto que apenas foi fornecida a entidade Cloudflare para a resolução dos pedidos DNS. Várias entidades apontaram que isso daria muito controlo sobre os pedidos feitos pelo navegador a apenas uma entidade, mas parece que a Mozilla ouviu este problemas e começou também a fornecer alternativas para quem não pretenda o sistema desta entidade.

 

Seja como for, é esperado que a função venha a ser ativada dentro das próximas semanas também para outros países, e que finalmente se torne uma funcionalidade padrão do Firefox para as futuras versões. O Google Chrome também começou a testar uma funcionalidade similar, mas por enquanto apenas pode ser ativada manualmente pelos utilizadores nas flags escondidas do navegador.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech