Uma das alterações que o Google Chrome recebeu de forma recente passa pela forma como os URLs são apresentados no navegador. Desde as versões mais recentes que a empresa decidiu ocultar algumas secções dos links, nomeadamente o HTTPS e WWW inicial.
Esta medida, apesar de colocar a barra de endereços num formato mais “limpo” para a interface, acaba por trazer alguns problemas para websites que utilizem ainda o subdomínio WWW ou sobretudo para quem costume aceder e analisar sites com conteúdo malicioso, que normalmente necessitam de ter acesso a todo o conteúdo do domínio.
Felizmente a Google parece estar a trazer a opção de mostrar o URL completo novamente, mas apenas para os utilizadores que realmente o pretendam. As versões mais recentes do Google Chrome possuem uma flag que pode ser ativada para permitir mostrar a URL completa na Barra de endereços.
Ativando a flag “chrome://flags/#omnibox-context-menu-show-full-urls“, os utilizadores podem voltar a colocar o endereço completo na barra de endereços do navegador, tal como se encontra em muitos outros e tal como também estava presente no Google Chrome até de forma recente.
De momento esta funcionalidade apenas se encontra disponível na versão do Chrome 83 (Canary) ou mais recente, e tendo em conta que a Google suspendeu o lançamento de novas versões do navegador devido ao coronavírus, poderá ainda demorar algum tempo até ser aplicada nas versões estáveis do navegador.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!