1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

mascara pandemia covid-19

 

Em pleno estado de pandemia derivado do COVID-19, a Organização Mundial de Saúde revelou que tem vindo a registar um aumento considerável de ataques realizados sobre as suas plataformas desde o início do mês de Março.

 

Em comunicado à Reuters, a organização firma que, apesar de não existirem números concretos por enquanto, registou-se um aumento considerável nas tentativas de ataques e uso do nome da organização para fins maliciosos nos sistemas da empresa, com alguns dos mesmos a duplicarem desde o início da pandemia.

 

A organização afirma ainda que os ataques, apesar de terem aumentado, nenhum dos mesmos terá sido realizado com sucesso. A maioria dos ataques partem com o objetivo de tentar enganar os funcionários da organização através de esquemas de phishing ou de roubo de credenciais.

Um dos ataques registados passou pela criação de um site falso, em controlo dos atacantes, que teria como objetivo enganar os funcionários da organização para introduzirem os dados de login das suas contas num portal falso - e bastante similar ao que era realmente utilizado pela organização.

 

Os funcionários eram depois enganados via email para acederem ao site falso, sobre um pretexto qualquer. Felizmente a empresa terá detetado este caso a tempo e nenhum dos funcionários terá introduzido os seus dados de login na plataforma.

 

Os investigadores acreditam que estes ataques possuem origem num grupo de hackers com técnicas avançadas, e apesar de ainda se desconhecer a origem exata, uma das principais suspeitas recai sobre o grupo “DarkHotel”, ativo desde 2007.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech