1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Internet em geral

 

Desde que se iniciou o período de quarentena em vários países a nível mundial, devido ao novo coronavírus, os trabalhadores e empresas também tem vindo a ajustar-se a este caso, com o objetivo de tentarem manter as suas atividades.

 

Face a isto, tem vindo também a verificar-se um aumento no uso de serviços como o RDP e VPN em diferentes meios. O RDP, ou Ambiente de Trabalho Remoto, verificou aumentos que podem ultrapassar os 41% face ao anterior da pandemia. Por sua vez, plataformas de VPN tem registado um aumento de tráfego em volta dos 33%.

 

Este é o resultado de cada vez mais empresas estarem a colocar os seus funcionários a trabalharem a partir de casa, o que muitas vezes passa pelo acesso a redes internas com o recurso a VPNs ou o acesso a ambientes de servidores remotos, com o RDP.

De acordo com os dados registados pelo portal Shodan, que analisa os vários pontos de acesso pela Internet, o registo de sistemas RDP aumentou de aproximadamente 3 milhões no início do ano para mais de 4.4 milhões no dia 29 de Março, um aumento substancial.

 

dados recolhidos

 

De notar que estes registos dizem apenas respeito às análises feitas sobre a tradicional porta de acesso RDP – 3389 – sendo que existem também sistemas com portas diferentes ou ocultadas para evitar a identificação para ataques.

 

No caso dos protocolos de VPN, o aumento passou de 7.5 milhões de sistemas para mais de 10 milhões atualmente, mais uma vez revelando o aumento do uso destas plataformas como forma de trabalho das empresas e funcionários.

Plataformas de VPN para consumidores também registaram um aumento de uso, mas por razões diferentes das que sejam apenas o acesso a redes internas de empresas. Na maioria dos casos, o uso destas VPN será para contornar limitações das operadoras ou bloqueios aplicados em sites online.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech