Desde que se iniciou o período de quarentena em vários países a nível mundial, devido ao novo coronavírus, os trabalhadores e empresas também tem vindo a ajustar-se a este caso, com o objetivo de tentarem manter as suas atividades.
Face a isto, tem vindo também a verificar-se um aumento no uso de serviços como o RDP e VPN em diferentes meios. O RDP, ou Ambiente de Trabalho Remoto, verificou aumentos que podem ultrapassar os 41% face ao anterior da pandemia. Por sua vez, plataformas de VPN tem registado um aumento de tráfego em volta dos 33%.
Este é o resultado de cada vez mais empresas estarem a colocar os seus funcionários a trabalharem a partir de casa, o que muitas vezes passa pelo acesso a redes internas com o recurso a VPNs ou o acesso a ambientes de servidores remotos, com o RDP.
De acordo com os dados registados pelo portal Shodan, que analisa os vários pontos de acesso pela Internet, o registo de sistemas RDP aumentou de aproximadamente 3 milhões no início do ano para mais de 4.4 milhões no dia 29 de Março, um aumento substancial.
De notar que estes registos dizem apenas respeito às análises feitas sobre a tradicional porta de acesso RDP – 3389 – sendo que existem também sistemas com portas diferentes ou ocultadas para evitar a identificação para ataques.
No caso dos protocolos de VPN, o aumento passou de 7.5 milhões de sistemas para mais de 10 milhões atualmente, mais uma vez revelando o aumento do uso destas plataformas como forma de trabalho das empresas e funcionários.
Plataformas de VPN para consumidores também registaram um aumento de uso, mas por razões diferentes das que sejam apenas o acesso a redes internas de empresas. Na maioria dos casos, o uso destas VPN será para contornar limitações das operadoras ou bloqueios aplicados em sites online.
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