1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Firefox

 

O Firefox 75 conta com um conjunto de novidades, mas nem todas parecem estar a agradar os utilizadores – sobretudo os mais preocupados com a privacidade.

 

A recolha de dados dos utilizadores realizada pelo Firefox não é algo recente, na verdade a empresa tem vindo a realizar esta atividade nos últimos anos. No final, os utilizadores ainda podem controlar se pretendem ou não que certos dados sejam enviados, e a Mozilla tem sido bastante transparente nesta questão.

Os dados de telemetria recolhidos pelo Firefox permanecem nos sistemas da empresa por 13 meses, sendo que os IPs que possam ter sido recolhidos dos utilizadores são automaticamente eliminados a cada 30 dias.

 

Em março deste ano a Mozilla tinha revelado que as futuras versões do Firefox iriam recolher mais informação dos sistemas dos utilizadores, e com a chegada do Firefox 75 isso começa agora a ser realizado. A nova versão do navegador começa agora a recolher dos sistemas dos utilizadores a informação sobre qual o navegador padrão do sistema, sendo estes dados enviados a cada 24 horas para os servidores da empresa.

 

A recolha é realizada pela aplicação “default-browser-agent.exe”, instalada na pasta principal do Firefox, e executada sobre uma tarefa agendada no sistema, com o nome “Firefox Default Browser Agent”. Entre os dados enviados para os servidores da Mozilla encontra-se assim o navegador padrão do sistema, bem como a versão do mesmo e o idioma padrão.

 

ficheiro de envio de dados firefox

 

Quem não pretenda que esta configuração seja enviada para a Mozilla poderá sempre bloquear o envio desses dados dentro da configuração do Firefox, o que impede por inteiro a recolha, ou remover a respetiva tarefa agendada criada sobre o sistema – embora esta possa ser recriada em futuras atualizações.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech