Estava previsto que o WhatsApp começasse a testar a implementação de publicidade na plataforma ao longo do início do ano, mas de acordo com recentes rumores, parece que Mark Zuckerberg decidiu adiar temporariamente esses planos.
A decisão teria sido tomada depois das críticas por parte da comunidade do WhatsApp sobre a inclusão de publicidade na app, que poderia vir a ser um ponto de entrada para possíveis questões relacionadas com a privacidade e segurança – algo que o WhatsApp tem vindo a manter-se fiel.
De acordo com o relatório do portal The Information, o Facebook tinha preparado começar a mostrar publicidade na plataforma do WhatsApp no início de 2020, rentabilizando um serviço que desde a sua aquisição por parte da rede social ainda não tem gerado qualquer receita para a plataforma.
Os planos estavam a avançar desde 2019, e por mais de um ano a rede social planeava integrar a publicidade, com as equipas de vendas a prepararem-se para vários eventos onde iriam tentar cativar a atenção de potenciais interessados em anunciar no serviço.
No entanto, perto do final de 2019, Mark Zuckerberg terá decidido adiar todos os planos traçados. Muitas das equipas que se estavam a preparar para a integração da publicidade no WhatsApp deixaram os planos de lado à última hora.
O relatório aponta que o CEO do Facebook terá decidido deixar os planos de lado visto que a ativação da publicidade iria causar um forte descontentamento por parte dos utilizadores do serviço. O que faz sentido, tendo em conta que a plataforma conta atualmente com mais de dois mil milhões de utilizadores ativos em todo o mundo.
Por enquanto, a suspensão da publicidade será temporária, mas os planos do Facebook integrar a mesma na plataforma de mensagens certamente que é algo que os utilizadores devem preparar-se no futuro – eventualmente vai acontecer.
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