A Google é uma das empresas que se encontra atualmente a ser ouvida pelas autoridades dos EUA, relativamente às práticas no mercado, e parece que a privacidade dos utilizadores é um dos temas que também se encontra em cima da mesa.
A representante Val Demings, no entanto, não deixou escapar esta questão sobre o CEO da Google, Sundar Pichai, relativamente à aquisição da empresa DoubleClick e à fusão dos dados com a Google. A Google adquiriu a empresa de publicidade DoubleClick em meados de 2007, com a promessa que os dados dos utilizadores não seriam convergidos entre as duas empresas, embora isso tenha acontecido de qualquer forma em 2016.
Durante a audiência, Pichai confirmou junto das autoridades que este terá sido o responsável por assinar a autorização para a convergência dos dados, tendo em conta que assumiu o cargo de CEO da empresa em 2015, e como tal todas as grandes decisões da Google passam pelo seu posto.
A representante Demings afirma que, com a convergência dos dados entre as duas empresas em 2016, a Google praticamente destruiu o anonimato na Internet. Entre 2007 e 2016 a Google conseguiu aumentar consideravelmente o seu impacto no mercado, e também durante este tempo passou a cuidar menos da privacidade dos utilizadores online. Demings afirma mesmo que “quanto mais dados a Google possui, mais dinheiro a Google faz”, ao qual Pichai negou.
No final, a Google foi fortemente atacada por ter conjugado os dados dos utilizadores da DoubleClick e da própria empresa, o que foi algo também bastante criticado em 2016. O receio das autoridades encontra-se no facto que a Google, ao adquirir cada vez mais empresas como a DoubleClick, tenha nos planos conjugar ainda mais informação sobre os utilizadores online – deixando pouco espaço para a privacidade dos mesmos.
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