1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Google Chrome barra de endereços

 

A Google tem vindo a testar alterações na forma como apresenta os sites aos utilizadores na barra de endereços. Depois de ter começado a ocultar da barra as entradas http e www iniciais, agora a empresa pretende colocar apenas o domínio dos sites como principal das páginas.

 

As versões mais recentes do Chrome 86 contam agora com uma alteração na forma como o link é colocado na barra de endereços, sendo apenas apresentado o domínio principal do site a ser visitado – o resto do link é ocultado por padrão.

Por exemplo, o link “https://tugatech.com.pt/forum” irá começar a ser apresentado na nova versão do Chrome apenas como “tugatech.com.pt”, deixando de lado as restantes variações.

 

funcionamento do sistema de domínio no chrome

 

De acordo com a empresa, esta experiência pretende ser uma forma de o navegador ajudar a reduzir os ataques de phishing, mostrando apenas o domínio principal do site – normalmente este género de ataques tiram proveito de longos URLs para ocultar o domínio principal ou as suas atividades. A empresa afirma que mais de 60% das vítimas de ataques de phishing foram alvo dos mesmos devido ao uso de URLs ocultos pela barra de endereços do navegador.

 

Quem esteja sobre as versões Canary do Chrome e pretenda, desde já, testar estas novidades, as mesmas podem também ser ativadas a partir da página "chrome://flags", ativando as seguintes opções:

 

 

De notar que este teste encontra-se a ser aplicado apenas nas versões do Chrome 86 ou mais recentes, e estará apenas ativo para um pequeno conjunto de utilizadores. Caso se venha a verificar que possui sucesso, a Google pode então começar a preparar a integração das mudanças de forma mais abrangente no navegador.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech