1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Código web

 

A Google encontra-se a propor uma nova tecnologia para a Internet, que caso venha a ser integrada, pode vir a mudar drasticamente a forma como se trata os fundamentos online nas suas bases.

 

Os novos “Web Bundles” são uma nova forma de tecnologias para sites, que pretendem integrar os sites numa espécie de “pacotes”, que serão descarregados como um ficheiro único junto dos utilizadores.

Atualmente os utilizadores que pretendam aceder a um site necessitam de abrir a página do mesmo num navegador, o qual descarrega, por sua vez, conteúdos como imagens, scripts, css, entre outros.

 

Os Web Bundles, de acordo com as especificações da Google, basicamente comprimem todos estes conteúdos num único ficheiro, para que o utilizador final apenas descarregue um conteúdo para o seu sistema. A empresa refere que esta tecnologia iria permitir o carregamento quase instantâneo de sites, bem como a fácil partilha de recursos.

 

web bundle

 

Basicamente, a ideia da Google passa por converter os tradicionais sites em pequenos pacotes que iriam funcionar como “apps”, o que basicamente altera toda a forma como a Internet funciona atualmente. E isto deixa também algumas questões a nível da privacidade e conteúdo aberto na Internet em geral.

 

O investigador privado Peter Snyder publicou no blog do navegador Brave uma extensa análise desta nova tecnologia, e indica que a mesma pode vir a trazer profundas alterações na forma como a Internet funciona atualmente, além de riscos na privacidade dos utilizadores, bloqueios de conteúdos e na Open Web.

 

Um dos pontos do analista encontra-se no facto que esta tecnologia pode contornar todas as práticas de privacidade e segurança que têm vindo a ser aplicadas ao longo do tempo, e que o próprio funcionamento deste sistema pode levar a confusão por parte dos utilizadores.

 

Os conteúdos dentro de um Web Bundle podem ser totalmente aleatórios, e modificados para efeitos de tracking ou até situações de conteúdos maliciosos. Os criadores dos Bundles poderiam modificar os conteúdos com base nas suas preferências, para apresentarem diferentes conteúdos a diferentes utilizadores – incluindo conteúdos de natureza maliciosa.

 

Seja como for, a tecnologia ainda se encontra numa fase bastante inicial de desenvolvimento. Por agora a mesma encontra-se apenas disponível como teste dentro do navegador Chromium – sendo no entanto possível que a Google venha a tentar abranger a mesma para o navegador Chrome no futuro, ou até a implementar realmente a mesma na internet em geral.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech