Os utilizadores que recentemente atualizaram os seus sistemas Windows 10 para as versões mais recentes podem ter começado a verificar um novo problema, sobretudo se utilizem o Windows Subsystem for Linux 2 (WSL2).
Ao que parece, a atualização KB4571756 do Windows 10 encontra-se a causar problemas com o funcionamento do subsistema de Linux do Windows, levando a que o mesmo deixe de funcionar corretamente depois do update ser instalado.
Esta atualização foi lançada no início desta semana, e contava com a correção para alguns bugs do sistema – nomeadamente o de um bug no sistema de otimização de discos, que finalmente foi corrigido após meses em falta.
A atualização pretendia ser apenas uma correção de segurança, mas parece que veio trazer mais dores de cabeça para quem use o WSL2. A falha ocorre sobretudo em utilizadores que estejam na versão do Windows 10 20H2 (19042), mas existem relatos de também acontecer sobre a versão 2004.
O erro mais comum passa pela apresentação da mensagem “Element not found” quando se tenta iniciar o subsistema Linux no Windows. A reinstalação do subsistema também não parece resolver o problema, sendo que, por enquanto, a única forma de o realizar será desinstalar a atualização mais recente do Windows 10.
De notar que esta falha não se encontra sobre todos os sistemas, pelo que nem todos que usam o subsistema de linux podem ser afetados. Até ao momento a Microsoft ainda não confirmou oficialmente a falha.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!