Uma instalação do Windows 10 pode variar em vários aspetos, dependendo da edição, idioma, entre outros. No entanto, por padrão, o processo é bastante similar em todos os casos e existe pouco controlo sobre aquilo que o utilizador pode realizar logo à partida.
O Windows é instalado com todas as suas configurações padrão, e tirando uma ou outra personalização que o utilizador possa controlar, todas as instalações são praticamente as mesmas. No entanto isso pode vir a mudar…
A Microsoft encontra-se a testar um novo sistema de instalação para o Windows 10, no qual pretende personalizar o Windows conforme as necessidades de cada utilizador. A descoberta foi feita sobre a build mais recente do sistema, fornecida durante o dia de ontem aos utilizadores do programa Insider.
A nova versão 20231 do Windows 10 conta com um novo sistema de setup inicial, que permite ao utilizador escolher qual será o uso principal do sistema.
Por exemplo, o utilizador poderá escolher se o sistema vai ser usado sobretudo para gaming, familiar, criatividade, trabalhos escolares ou para empresas. Existe ainda a opção de ignorar esta personalização, caso o utilizador apenas pretenda a instalação padrão.
Dependendo da opção escolhida pelos utilizadores, a experiência de uso do Windows será igualmente configurada para o melhor possível. É possível que este sistema venha a ser melhorado no futuro, mas para já as alterações que são feitas entre cada opção são subtis apenas.
Por exemplo, se o utilizador escolher a opção de criatividade, o Windows pode proceder com a instalação automática dos codecs necessários para o funcionamento de muitos programas – algo que este normalmente não realiza. Ao selecionar “gaming”, o sistema pode invés disso instalar alguns jogos pré-selecionados da Microsoft Store.
A ideia em geral da Microsoft parece ser boa, mas ainda existe trabalho a fazer para que cada opção seja realmente personalizada para cada utilizador. Certamente que, tratando-se de uma build em desenvolvimento, essas melhorias devem vir a ser feitas no futuro.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!