Durante o dia de ontem, a CGD esteve indisponível o dia inteiro, com clientes e funcionários sem saberem exatamente o que estaria a acontecer. Para fora, os vários serviços da entidade bancária estiveram indisponíveis durante várias horas.
No final do dia, o serviço começou lentamente a ser restabelecido, e agora é conhecido o motivo exato pelo qual a plataforma enfrentou problemas.
De acordo com o comunicado da CGD, a falha não terá ocorrido devido a qualquer género de ataque, nem os dados dos clientes terão sido comprometidos. Esta falha estaria relacionada com os sistemas internos da empresa, nomeadamente os serviços de DNS que interliga as diferentes plataformas da entidade.
Não foi conhecido exatamente o motivo da falha de DNS, mas a empresa refere que a situação foi resolvida e aplicadas as contingências para que não venha a acontecer novamente no futuro.
O DNS é um serviço essencial em qualquer rede, que permite “traduzir” os pedidos dos domínios para os respetivos Ips dos servidores. É este serviço que permite, por exemplo, converter o domínio “tugatech.com.pt” no IP correspondente para que seja acedido pelo navegador através da Internet.
Uma falha neste serviço pode impedir que o domínio seja corretamente resolvido, o que aparenta ter sido a causa dos problemas de ontem na CGD, e que afetou milhares de utilizadores ao longo do dia.
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