1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

DDoS ataque

 

Os ataques DDoS tem vindo a ser cada vez mais um método de afetar as grandes empresas no mercado da Internet, mas também os pequenos criadores de conteúdos que podem não ter a capacidade suficiente para se defenderem dos mesmos.

 

Nos últimos tempos, tem vindo a verificar-se a uma nova tendência que pretende afetar as entidades que possuem sistemas online, ao mesmo tempo que os criminosos tentam lucrar com isso. De acordo com o Cloudflare, nos últimos tempos tem vindo a ser registado um crescimento nos casos de ataques DDoS ransomware.

 

Este género de ataque tem vindo a ser uma nova tendência na Internet, onde os gestores de sites ou servidores online recebem uma mensagem de grupos maliciosos, alertando os mesmos que os sistemas vão ser alvo de elevados ataques DDoS, exepto os detentores desses sites realizem o pagamento de uma determinada quantia em bitcoins para os criminosos.

 

exemplo de mensagem ataque DDoS

 

No final, esta mensagem pretende deixar os gestores de sistemas e sites com duas opções: ou realizam o pagamento da quantia exigida e evitam possíveis falhas no acesso aos seus servidores, ou ignoram a mensagem e recebem (potencialmente) ataques massivos.

 

O Cloudflare refere que os atacantes podem enviar mensagens fazendo-se passar por vários nomes, entre os quais Fancy Bear / Cozy Bear e Lazarus. A mensagem refere ainda que são feitas pequenas vagas de ataques para “demonstrar” as capacidades de o mesmo ser feito e para alertar, antes de ser então realizado o ataque em larga escala propriamente dito. Estas pequenas vagas de "teste" são normalmente ataques UDP com menos de 30 minutos de duração.

Os grupos que afirma estar por detrás dos ataques referem poder realizar ataques na escala dos 2 Tbps.

 

Geralmente, os ataques podem acabar por não ser realizados, mas o objetivo será cativar o receio sobre os gestores de sistemas para possíveis ataques. Para estes, o Cloudflare recomenda que não seja feito qualquer pagamento aos atacantes – o que pode também incentivar a prática para o futuro e nada garante que o ataque não seja realizado na mesma.

 

Melhorar as medidas de segurança dos sistemas será também um ponto importante a considerar, nomeadamente com o uso de sistemas de proteção contra ataques DDoS – onde se inclui usar plataformas como o Cloudflare para o efeito.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech