1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Youtube-DL

 

O YouTube-dl é um dos programas mais populares para realizar o download de vídeos a partir do YouTube, mas recentemente foi alvo de um DMCA por parte da entidade RIAA, o que levou ao mesmo ser removido do Github.

 

O projeto encontra-se disponível faz vários anos, sendo que desde então tem vindo a tornar-se bastante popular como uma forma de realizar o download de vídeos do YouTube e outras fontes – muitos programas que realizam o download destes vídeos usam o “YouTube-DL” como base para tal. O código do mesmo, em open-source, encontrava-se disponível no Github para todos.

 

No entanto, a RIAA realizou recentemente um DMCA contra o projeto, levando a plataforma a remover todo o código existente do mesmo.

Os utilizadores que tentarem aceder ao projeto devem verificar que o mesmo agora apresenta uma mensagem de erro a indicar a remoção devido ao DMCA. Este género de pedidos normalmente aplica-se a conteúdo que se encontra em violação dos direitos de autor. O código do YouTube-DL não estaria em violação, mas de acordo com a RIAA permitia aos utilizadores realizar o download de conteúdo protegido sobre as leis dos EUA e Alemanha.

 

YouTube-dl removido

 

No pedido feito pela entidade é referido que o código fonte do programa é usado para contornar as medidas de proteção de plataformas como o YouTube para descarregar conteúdo potencialmente com direitos de autor da plataforma de vídeos. A entidade refere especificamente os vídeos dos canais VEVO – canais de artistas e conteúdos musicas – embora o programa não seja destinado a este género de conteúdos específicos.

 

No final, este género de ação pode abrir um precedente bastante perigoso para a comunidade e internet em geral. O YouTube-DL não foi criado nem os seus criadores incentivam o uso para o download de vídeos com direitos de autor, além de que muito conteúdo existente na plataforma do YouTube é bastante diverso.

 

Ao remover o código do programa, encontra-se a ser aberta a possibilidade para que outros programas similares que permitam o download de conteúdos do YouTube venham também a ser afetados – o que pode levar a um conjunto grave de DMCA contra todo o género de aplicações neste formato.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech