Nos últimos tempos tem vindo a verificar-se cada vez mais um aumento nos casos de mensagens de spam enviadas em nome da Policia de Segurança Pública, e agora a própria entidade alerta para este caso.
A mensagem que se encontra a circular encontra-se a ser transmitida como sendo da PSP, e informa o utilizador para uma suposta queixa judicial contra o mesmo. Na mensagem encontra-se ainda um link que redireciona o utilizador para o site onde, supostamente, se encontra essa queixa.
No entanto, o objetivo será levar as vitimas a descarregarem o conteúdo desse link para o seu sistema, que posteriormente será usado para infetar o mesmo com malware. Dependendo da mensagem, este pode também reencaminhar para uma página externa a pedir informação diversa pessoal ou pode surgir também como conteúdo em anexo.
Este género de esquemas não são recentes, e na realidade faz vários anos que mensagens a fazerem-se passar pela PSP surge pela Internet de tempos a tempos. Como sempre, a primeira linha de defesa será dos utilizadores, e qualquer mensagem que venha com anexos suspeitos ou de origem desconhecida deve ser tida com atenção.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!