A Vivaldi, entidade responsável pelo navegador com o mesmo nome, encontra-se a alertar os utilizadores para um novo esquema que se encontra a utilizar o nome da empresa para fins maliciosos.
De acordo com o comunicado da entidade, foi descoberto que utilizadores maliciosos estão a usar o nome da Vivaldi Technologies para enviarem mensagens com conteúdo enganador a partir de sistemas de email ou do telegram. Estas mensagens alegam ser de um representante da empresa, e oferecem serviços de publicidade através de criptomoedas, sendo que o objetivo final passa por enganar os utilizadores, levando ao roubo de carteiras.
A maioria dos emails enviados terminam com o endereço @vivaldi.net, que corresponde ao endereço usado sobre o serviço gratuito de email que a Vivaldi fornece com o seu navegador. Isto pode levar os criminosos a terem mais credibilidade sobre os conteúdos enviados, já que aparentam estar a usar um endereço da empresa como origem.
A empresa sublinha, no entanto, que todas as comunicações dos seus funcionários são feitas a partir de endereços terminados em @vivaldi.com (e não na variante NET).
Como sempre, os utilizadores devem ficar atentos a qualquer mensagem suspeita que recebam, sobretudo quando é de fontes desconhecidas ou promete algo diferente do normal.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!