1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

mensagem sms com malware

 

Pelas redes sociais, nos últimos dias, tem vindo a verificar-se a um aumento considerável de casos de utilizadores que receberam mensagens SMS supostamente do BPI, alegando que o utilizador foi suspenso.

 

Este género de campanhas não é algo novo, mas nos últimos dias tem vindo a ser verificado um aumento considerável das mesmas, o que pode indicar que a campanha encontra-se novamente ativa em força.

Na maioria dos casos, os utilizadores recebem uma mensagem que alega para a conta do utilizador no BPI ter sido suspensa, e que é necessário aceder a um link para realizar a reativação. A mensagem alega ainda que o utilizador precisa de realizar a tarefa rapidamente, para evitar uma multa.

 

mensagem phishing

 

Como é vulgar neste género de esquemas, o link redireciona os utilizadores para um site malicioso, onde são requeridas informações associadas com o mesmo que podem comprometer os dados introduzidos. Mesmo que a tarefa maliciosa apenas ocorra quando os dados são introduzidos, ainda assim será importante relembrar que os utilizadores não devem apenas carregar no link.

 

O BPI já confirmou ter conhecimento desta prática, e que as medidas necessárias foram realizadas, nomeadamente com o contacto das autoridades competentes. Além disso, fica ainda o alerta para que os utilizadores não realizem nenhuma ação enviada sobre mensagens desconhecidas que não tenha sido iniciada pelos mesmos. A entidade bancária refere ainda que, para quem tenha algum género de dúvidas, poderá contactar os serviços da mesma através do número de telefone 800 200 102.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech