Pelas redes sociais, nos últimos dias, tem vindo a verificar-se a um aumento considerável de casos de utilizadores que receberam mensagens SMS supostamente do BPI, alegando que o utilizador foi suspenso.
Este género de campanhas não é algo novo, mas nos últimos dias tem vindo a ser verificado um aumento considerável das mesmas, o que pode indicar que a campanha encontra-se novamente ativa em força.
Na maioria dos casos, os utilizadores recebem uma mensagem que alega para a conta do utilizador no BPI ter sido suspensa, e que é necessário aceder a um link para realizar a reativação. A mensagem alega ainda que o utilizador precisa de realizar a tarefa rapidamente, para evitar uma multa.
Como é vulgar neste género de esquemas, o link redireciona os utilizadores para um site malicioso, onde são requeridas informações associadas com o mesmo que podem comprometer os dados introduzidos. Mesmo que a tarefa maliciosa apenas ocorra quando os dados são introduzidos, ainda assim será importante relembrar que os utilizadores não devem apenas carregar no link.
O BPI já confirmou ter conhecimento desta prática, e que as medidas necessárias foram realizadas, nomeadamente com o contacto das autoridades competentes. Além disso, fica ainda o alerta para que os utilizadores não realizem nenhuma ação enviada sobre mensagens desconhecidas que não tenha sido iniciada pelos mesmos. A entidade bancária refere ainda que, para quem tenha algum género de dúvidas, poderá contactar os serviços da mesma através do número de telefone 800 200 102.
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