Faz alguns dias, a popular aplicação de limpeza do Android, SD Maid, foi removida sem aviso da Play Store. O autor da mesma afirma que não recebeu qualquer comunicação da Google para o motivo da app ter sido removida, depois da mesma ter estado mais de dez anos disponível na plataforma.
Apps de limpeza do Android não são algo recente, e apesar de terem vindo a cair em desuso nos últimos anos, ainda podem ser consideradas como úteis para quem tenha o espaço limitado de armazenamento.
A SD Maid era uma das mais conhecidas nesta área. Mas a sua remoção deixou vários utilizadores confusos, sobretudo por ter sido feita sem justificação por parte da Google.
Mas se está a procurar a mesma na Play Store, talvez seja melhor ter atenção. Isto porque começaram a surgir versões falsas da app, que se fazem passar pela SD Maid, com intuitos desconhecidos mas potencialmente maliciosos.
Ao pesquisar por SD Maid, encontram-se agora algumas versões criadas de forma similar à original, mas que não pertencem ao autor original – e podem ter sido modificadas para integrar malware ou publicidade excessiva.
A maioria das apps contam com baixos números de downloads e as reviews começam a indicar os problemas. Ainda assim, recomenda-se cuidado caso venha a procurar por esta app na Play Store – ou por uma app de limpeza do Android em geral, tendo em conta a popularidade do nome.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!