1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google Stadia review

 

Faz mais de um ano que começaram a surgir as primeiras notícias sobre o Google Stadia, a plataforma de Cloud Gaming da Google. Inicialmente esta ficou apenas disponível nos EUA, tendo sido expandida para mais países nos meses seguintes.

 

Hoje a Google revelou oficialmente a chegada do Google Stadia a Portugal, onde qualquer utilizador pode agora experimentar a plataforma nos seus dispositivos. O TugaTech já começou a analisar esta plataforma, e vamos dar destaque a tudo o que consideramos sobre a mesma até agora.

 

Para começar, será importante referir que o Google Stadia encontra-se disponível numa versão gratuita e paga (subscrição mensal), mas todos os jogos que sejam adquiridos na plataforma apenas poderão ser jogados no serviço. Além disso, caso tenha adquirido algum título “fora” da Stadia, para o usar no sistema necessita de o adquirir novamente.

 

A versão Pro fornece algumas vantagens, como a capacidade de jogar em 4K, som surround e o acesso a alguns jogos gratuitos mensalmente. A versão gratuita apenas permite jogar numa resolução máxima de 1080p. De resto, o desempenho será idêntico em ambos os casos…

 

O nosso teste começa por entrar no site da Google Stadia, onde é requerido o registo na plataforma – para quem tenha uma conta da Google, este processo será bastante rápido e simples. Feito isto, é logo apresentado a interface principal do sistema.

 

Google Stadia

 

Os jogos disponíveis para o utilizador são imediatamente apresentados no ecrã principal da interface, sendo que os utilizadores podem imediatamente comprar e jogar qualquer um dos títulos. Não existe necessidade de instalar qualquer programa: basta executar o mesmo.

No caso do Chrome, que será o navegador recomendado, o processo é praticamente imediato entre carregar no “Play” e começar o jogo. Existe ainda um loading do título escolhido, mas normalmente é inferior a 10 segundos.

 

loading jogo

 

Para quem tenha um comando da PlayStation ou Xbox, ou um comando do Stadia, a confirmação do mesmo também pode ser feita diretamente da interface. Basta ligar o comando por USB ou Bluetooth, sendo que o processo de configuração é relativamente simples.

 

comando ligação Stadia

 

 

> Vamos a testes de desempenho

 

O Google Stadia utiliza bastantes dados. A empresa afirma que, em 1080p, a plataforma necessita de aproximadamente 12GB de dados por hora de jogo.

No nosso teste, encontrámo-nos sobre uma ligação de 500 Mbps de download e 100 Mbps de upload, que será mais que nos requisitos para a plataforma. Com isto, os títulos que foram testados, não verificamos nenhum género de compromisso no temido “lag”.

 

O lag é um dos principais problemas que são apontados a plataformas de cloud gaming, e nos nossos testes não verificamos qualquer género de problema. A resposta é praticamente imediata – mas, obviamente, o resultado final vai variar consideravelmente conforme a ligação à internet.

 

O que verificamos, no entanto, é uma visível quebra na qualidade da imagem, como resultado da compressão dos conteúdos. É possível verificar em determinados momentos os "pixéis" que ocorrem da compressão do stream de conteúdos. Em seguida deixamos alguns exemplos de diferentes jogos em 1080p, onde sobre determinados casos nota-se consideravelmente o artefacto nas imagens.

 

qualidade de imagem stadia

Google stadia gaming

Google stadia gameplay

 

Quanto avançamos para qualidade 4K, nota-se que existe uma maior latência nos comandos, mas nada que seja bastante prejudicial a nível do jogo. O que se continua a verificar será o mesmo problema que existe sobre os jogos 1080p - uma compressão na qualidade de imagem que resulta num conteúdo final visivelmente "pixelado".

 

Onde se nota uma maior quebra na qualidade será sobre cenas de ação rápida, onde os gráficos parecem menos polidos que o normal.

 

Google stadia review gameplay

 

Se considera jogar pelo Stadia, o recomendado será que o realize através de cabo ligado diretamente ao router, já que assim obtêm a velocidade máxima possível e sem falhas.

 

Procedemos com o teste do Stadia também em dispositivos móveis, e infelizmente neste caso – ligado via Wi-fi a uma rede de 5Ghz e otimizada – foi onde verificamos alguns dos problemas. Em certos momentos existe um lag notável entre as ações realizadas e as que se verificam no jogo. O lag não se verifica em todo o momento, e pode ser derivado da própria ligação, mas ainda assim é o suficiente para prejudicar a experiência de jogo.

 

Novamente, este problema apenas se verifica no caso de ligação via Wi-fi, sendo que os testes feitos via cabo não verificamos nenhum género de falha significativa.

 

Google stadia em mobile

 

Para quem costume realizar o streaming de jogos, é possível também realizar o mesmo diretamente do Google Stadia. A plataforma refere que é possível realizar o streaming usando software dedicado no sistema que se esteja a usar - como o OBS - e brevemente deverá ser possível diretamente para o YouTube.

 

Streaming do Stadia

 

No entanto, é importante referir que o streaming dos conteúdos vai ocupar também uma grande percentagem da largura de banda, o que pode ter impacto no jogo que se esteja a utilizar - e se os requisitos já são elevados em nível de largura de banda, então com o streaming em direto serão ainda mais elevados.

 

> Conteúdos disponíveis e preços

 

Apesar de todas as novidades que o Google Stadia traz para os utilizadores, isto de pouco adianta se o catalogo de jogos disponíveis não for atrativo. E aqui vai depender um pouco do perfil de jogador de cada um.

 

Para começar, é importante referir que os jogos estão apenas disponíveis dentro do Stadia – como referido inicialmente. Portanto, para jogar um título, necessita de comprar o mesmo dentro do Google Stadia – mesmo que já o tenha feito em plataformas como a Steam, Epic Games ou outras. Além disso, o jogo não pode ser migrado para fora do ambiente da Google.

 

Quem subscreva ao Stadia Pro possui acesso mensalmente a alguns títulos gratuitos – atualmente encontram-se disponíveis 30 jogos, entre os quais Hitman 2, Celeste, SteamWorld Heist, Dead By Daylight e PUBG. O custo mensal da subscrição será de 9.99 euros.

Estes jogos fornecidos mensalmente ficam associados com a conta do Google Stadia, mas caso o utilizador deixe de ficar subscrito na versão Pro, perde também o acesso aos mesmos - apenas se mantêm os jogos que foram realmente adquiridos pelo utilizador.

 

jogos do stadia

 

No entanto, o catalogo de jogos disponíveis no Google Stadia ainda é bastante limitado. A Google tem vindo a celebrar alguns acordos com determinadas editoras, e existem títulos bastante populares na plataforma. Como exemplo, Cyberpunk 2077 é um dos jogos que está disponível na plataforma e vai estar disponível para jogar no dia de lançamento.

 

Junta-se a este nomes como Star Wars: Jedi Fallen Order, Immortals Fenyx Rising, Watch Dogs Legion, Final Fantasy XV, Metro Exodus, Marvel's Avengers, NBA 2K21, Hitman 2, entre outros. A listagem completa de jogos pode ser verificada no site do Google Stadia.

 

jogos no Google Stadia

 

Ainda assim, a listagem de jogos não é muito extensa. Para quem pretenda apenas alguns títulos para passar o tempo, certamente que existe variedade, mas não tanta como a que se encontra em plataformas como a Steam ou Epic Games – embora sejam de um formato diferente, é certo.

 

> A vantagem no final?

 

Existem claras vantagens do Google Stadia que podem ser atrativas para determinados utilizadores. A primeira será que existe uma versão gratuita, onde os utilizadores podem experimentar a plataforma, ver se esta é adequada e podem manter-se assim caso não pretendam os benefícios da versão Pro.

 

Obviamente, como todos os jogos são executados dos servidores da Google, pode-se executar os mesmos com a qualidade máxima sem impacto no desempenho final no sistema. Isto será ainda mais interessante para quem tenha sistemas mais antigos ou limitados, que não possam aproveitar títulos recentes nas suas qualidades máximas – ou até iniciar os mesmos de todo.

 

O facto de ser possível jogar em smartphones e tablets será outra vantagem – embora os resultados finais a nível de desempenho possam variar. Não existem instalações, tudo acontece a partir do navegador.

 

Google Stadia comando

 

Entre os pontos negativos encontra-se o catalogo limitado de jogos que se encontram atualmente disponíveis, além de que não é possível aproveitar jogos que tenham sido comprados noutras plataformas – como é o caso da Steam ou Epic Games. Estes necessitam de ser readquiridos e ficam permanentemente ligados na conta do Google Stadia dos utilizadores.

 

Além disso, existe pouco valor em adquirir uma conta do Stadia Pro, tendo em conta que funcionalidades como o Chromecast ainda estão limitadas em Portugal – a única vantagem da versão Pro será mesmo a qualidade final em 4K e os jogos gratuitos fornecidos mensalmente.

 

De sublinhar também que necessita de ter uma ligação à Internet estável e de qualidade para aproveitar ao máximo todos os jogos e a experiência desta plataforma. Se a sua ligação está limitada em nível de velocidade, vai certamente verificar problemas.

 

Em todo o caso, não custa nada experimentar. A versão gratuita permite aceder a pelo menos um dos jogos gratuitos do Bomberman - sendo que os novos utilizadores podem registar uma conta do Stadia Pro gratuita durante um mês. Isto será certamente mais que tempo para testar se a plataforma é boa ou não para o seu caso.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech