1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 10X

 

Em finais de 2019 a Microsoft revelou o Windows 10X, uma versão do Windows que estava inicialmente focada em dispositivos com dois ecrãs dobráveis – não dispositivos com ecrãs dobráveis, mas sim com dois ecrãs físicos diferentes. No final, o objetivo seria fornecer um sistema operativo simples, modular a adaptado.

 

Mais tarde, a Microsoft alterou os planos para lançar o Windows 10X como um sistema adaptado também para dispositivos com apenas um ecrã, mas que seria focado sobretudo em dispositivos portáteis – como smartphones.

E depois de muitos avanços e recuos, a Microsoft está finalmente pronta para revelar quando esta versão vai encontrar-se disponível.

 

De acordo com algumas fontes internas, a Microsoft espera que o Windows 10X venha a ser lançado durante a Primavera de 2021. O sistema encontra-se já adaptado para correr de forma satisfatória em dispositivos com hardware mais limitado, embora deva também focar-se para dispositivos de média-gama.

 

A versão RTM do Windows 10X já terá sido concluída, o que vai permitir aos fabricantes e à Microsoft trabalharem em conjunto para desenvolver os dispositivos que vão usar este sistema.

 

No entanto, este sistema não deve contar com o suporte regular que se espera de um sistema Windows, isto porque não vai suportar aplicações Win32 – as normalmente fornecidas para a versão desktop do Windows.

A empresa terá tentado fornecer uma camada de compatibilidade com estas aplicações, mas não terá conseguido atingir os requisitos necessários para tal, pelo que o suporte foi removido por completo. Invés disso, o Windows 10X vai ser focado em apps web e nativas do sistema pela Microsoft Store.

 

Além disso, o Windows 10X não deve ser lançado com uma versão Beta, e invés disso apenas poderá ser usado em dispositivos que venham de origem com o mesmo. No entanto, a Microsoft já disponibilizou um emulador que permite testar o sistema em diferentes configurações, embora seja ainda algo longe do que se espera da versão final – o emulador destina-se apenas a permitir aos programadores testarem as suas apps no mesmo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech