1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

HarmonyOS Android huawei

 

A Huawei tem vindo a desenvolver o seu próprio sistema operativo, conhecido como HarmonyOS, faz alguns meses. Este sistema tem vindo a ser apelidado como uma alternativa ao Android para dispositivos da Huawei – que ganhou destaque sobretudo depois da empresa ter sido bloqueada pelo governo de Donald Trump nos EUA.

 

Recentemente foi disponibilizada a primeira versão Beta do HarmonyOS 2.0, destinada a alguns smartphones da empresa. Apesar de a Huawei referir que o sistema será uma reestruturação completa e separado do Android, parece que afinal a versão Beta ainda possui algumas bases com o mesmo.

 

De acordo com o portal XDA-Developers, um programador terá tentado criar uma simples app para o sistema da Huawei, mas que seria destinada ao Android 4.4.4, e verificou que a mesma apresentava uma mensagem de erro bastante similar ao que se encontra no Android.

 

mensagem de erro

 

Além disso, o programador “hikari_calyx”, conhecido por desbloquear bootloaders de dispositivos Nokia, também adaptou a aplicação “Superuser” para correr no ambiente virtual do HarmonyOS, tendo verificado que a app é executada, mas apresenta um erro a indicar que a versão do HarmonyOS não é oficialmente suportada – o erro que normalmente ocorre quando se tenta instalar esta app em dispositivos Android mais antigos.

 

superuser Android e harmonyos

 

Por fim, a confirmar exatamente este ponto, o HarmonyOS também permite que os programadores enviem comandos através de ADB (Android Debug Bridge). Usando os mesmos é possível verificar que o sistema possui como raiz alguns ficheiros coincidentes com o framework do Android.

 

framework do Android no harmonyos

 

Ou seja, na fase em que se encontra atualmente, o HarmonyOS não parece ser um sistema operativo inteiramente novo, mas sim uma versão baseada em parte no Android AOSP – que é aberto e pode ser modificado por qualquer utilizador ou empresa. Obviamente, não possui as tradicionais aplicações da Google, mas na sua base será o mesmo sistema que é usado em qualquer outro dispositivo Android no mercado.

 

Isto também vai fora do que a empresa tem vindo a revelar sobre o sistema, indicado que este irá criar um novo ecossistema diferente do iOS e Android. No entanto, é importante referir que o HarmonyOS ainda se encontra em fase Beta inicial, e como tal pode receber modificações ao longo dos próximos tempos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech