1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

smartphone a enviar mensagem

 

Nos últimos anos, a tendência das operadoras em Portugal tem vindo a ser aumentar o preço final dos seus tarifários para comunicações, e isso é agora comprovado com o mais recente relatório da ANACOM.

 

Segundo os dados desta entidade, os Portugueses pagaram menos 1.03% pelas comunicações móveis durante o mês de novembro, em comparação com igual período de 2019. No entanto, os preços em geral no mercado das telecomunicações aumentaram cerca de 0.12% face ao mês anterior, o que a ANACOM refere como tendo sido derivado do aumento de preços das ofertas triple-play das principais operadoras.

 

No entanto, os números não são animadores se tivermos em conta um período mais alargado. Ao longo dos últimos dez anos, entre novembro de 2009 e novembro de 2020, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram mais de 6.7%.

Em comparação, a média da União Europeia durante o mesmo período registou uma queda de preços na ordem dos 10.6%. Portugal encontra-se entre a lista dos países onde as telecomunicações ficaram mais caras ao longo deste período, enquanto na maioria dos países a oferta é mais barata, e em geral com melhores características.

 

preço nos últimos dez anos comunicações

 

Esta diferença foi verificada durante os últimos anos, mas tem vindo a ser reduzida desde o dia 15 de maio de 2019, onde foram lançadas as novas regras europeias para regular os preços das comunicações intra-U.E.

 

preços em diferentes países

 

A Anacom refere ainda que, em 2019, Portugal encontrava-se entre os oito países com planos de comunicação mais caros face aos restantes países da União Europeia, cerca de 21,4% acima da média.

 

Os dados referem ainda em detalhe os valores entre as principais operadoras nacionais. A NOWO é atualmente a que oferece os serviços de comunicação a um preço inferior em sete casos de serviços/ofertas, enquanto a MEO e NOS apresentam a mensalidade mais baixa em apenas três tipos de serviços/ofertas. A Vodafone apresenta o valor mais baixo apenas num serviço/oferta.

 

Os preços em novembro dos planos quintuple play (5P) mais comuns reduziram 0.3% em comparação com o ano anterior, em parte devido também a algumas ofertas de campanhas do Black Friday.

 

No geral, as comunicações em Portugal e os tarifários fornecidos continuam a ser alguns dos mais elevados em comparação com outros países da União Europeia. Não apenas isso, mas os próprios planos possuem características consideravelmente inferiores ao que se encontra noutros países, e por vezes a preços consideravelmente mais baixos do que os praticados em Portugal.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech