1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Debian sistema

 

A versão do Debian 11, também conhecida como Debian ‘Bullseye’, encontra-se na sua fase final de desenvolvimento. No entanto, esta será também a última versão que se vai encontrar disponível sobre a arquitetura de 32 bits.

 

Tal como tem vindo a acontecer sobre várias outras distribuições de Linux, a Debian encontra-se a migrar para a arquitetura de 64 bits em todas as suas futuras builds. Isto não será inesperado, ainda mais tendo em conta que praticamente todos os sistemas lançados nos últimos anos têm vindo a contar com processadores de 64 bits (e estamos a referir aos últimos 15 anos ou mais).

 

O facto desta medida ser aplicada no Debian será importante pois esta é a distribuição principal em que muitas outras são também baseadas – por exemplo, o Ubuntu terá como base o Debian. Será de esperar que, com esta medida, as restantes distribuições baseadas no mesmo também começarão a deixar de lado a versão de 32 bits – caso já não o tenham começado a fazer no passado.

 

Como exemplo, o Ubuntu, uma das distribuições mais usadas em ambientes desktop, já deixou de suportar ambientes de 32 bits apenas faz algum tempo. Portanto, se ainda usa algum sistema que seja exclusivamente em ambiente de 32 bits, possivelmente esta será a última versão do Debian que poderá usar no mesmo – ou terá de optar por distribuições alternativas que ainda mantenham esse suporte.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech