1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Facebook a espiar no PC

 

Os casos que se encontram atualmente ativos contra o Facebook e a Google, sobre o abuso de posição dominante no mercado, acaba de ganhar novos reforços que podem complicar as defesas de ambas as empresas.

 

De acordo com o portal New York Times, novos documentos obtidos pelas autoridades comprovam que a Google e o Facebook terão criado, em 2018, um acordo para reduzirem a competição a nível do espaço publicitário na Internet.

Apelidado de “Jedi Blue”, este acordo estipulava que as duas empresas iriam competir de forma justa no mercado, sendo que o Facebook era favorecido na apresentação de publicidade em determinados websites, enquanto em troca suportava a plataforma Open Bidding da Google para vender esses anúncios.

 

De acordo com as fontes, este acordo dava certas vantagens ao Facebook sobre o espaço da publicidade online, ao mesmo tempo que ainda permitiria ao Google obter informações sobre os espaços publicitários e os utilizadores. No final, o Facebook teria permissão para licitar em 90% dos espaços publicitários onde a plataforma pudesse identificar os utilizadores, com um mínimo de 500 milhões de dólares gastos sobre a plataforma da Google para apresentar essa publicidade com os anunciantes na mesma.

 

Tanto o Facebook como a Google já terão confirmado a existência do acordo, mas, ao mesmo tempo, afirmam que o mesmo não terá qualquer prática anti concorrencial no mercado.

No entanto, não será como ambas as empresas não teriam conhecimento dos potenciais impactos que o acordo poderia causar. Segundo as mesmas fontes, uma das cláusulas do acordo estipula que as duas empresas deverão ajudar-se mutuamente em casos de investigações sobre as práticas realizadas.

 

Com isto em mente, não será de estranhar que algumas fontes das autoridades possam vir a usar este acordo contra o Facebook e a Google sobre os casos ativos de práticas anti concorrenciais no mercado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech