1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google pesquisa

 

Desde o ano passado que o governo da Austrália encontra-se a tentar implementar uma nova lei que, se validada, pode vir a mudar drasticamente o funcionamento dos motores de pesquisa no pais – onde será um dos principais afetados o da Google.

 

A nova legislação que o governo local pretende implementar dita que os motores de pesquisa necessitam de pagar uma determinada quantia para que os links de meios de imprensa no pais possam surgir em locais como a pesquisa e as Notícias.

A medida prevê que sejam pagos mais de mil milhões de dólares para as várias entidades jornalísticas no pais, de forma a permitir que os links das mesmas continuem a surgir nas pesquisas do Google. Além disso, a Google teria ainda de alertar com 14 dias de antecedência as autoridades sobre qualquer alteração feita sobre os mecanismos de pesquisa.

 

Como seria de esperar, esta medida pode causar graves problemas para os principais motores de pesquisa, que passam a necessitar de controlar de forma praticamente impossível como os links das entidades surgem nas pesquisas. Face a esta situação, a Google foi uma das primeiras a reagir.

 

De acordo com o portal 9to5Google, a empresa ameaça deixar de fornecer o seu serviço de pesquisa na Austrália caso a lei seja aprovada. Esta medida, segundo a empresa, iria prejudicar não apenas os meios de imprensa locais, mas também todos os administradores de sites na região, sobretudo os que tenham sites locais e onde o tráfego seja originário sobretudo da Google.

 

A Google refere que esta medida seria a última possibilidade a ser aplicada, mas que não existe alternativa caso a lei seja realmente aprovada. Como proposta, a empresa pretende ver a lei modificada para ser mais branda, de forma a permitir que a empresa possa manter-se no mercado local – o que pode até passar pelo licenciamento dos conteúdos noticiosos, algo que já existe sobre outros países.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech