Podíamos ficar aqui dias a falar das vantagens de uns, desvantagens de outros...
Pessoalmente:
Se eu apoio o Linux? Sem duvida. Alem de gratuito, é livre de virus, mais leve nos recursos,etc...
Se eu largava o windows? Não. A Microsoft adiantou-se e não há volta a dar nisso. Qualquer utilizador, mesmo os utilizadores do linux, referem que necessitam do windows para muitas tarefas.
Por exemplo, eu, enquanto webmaster e "navegador", tenho maior uso do Windows, pois têm mais ferramentas para o meu "trabalho".
Agora, as empresas podiam apostar no Linux? Sim, muitas já apostam, mas poderia haver mais trabalho nessa área.
E porque não apostam as empresas no Linux? Uma empresa necessita de dinheiro. Apesar de poderem oferecer licenças pagas no Linux, a configuração é bastante diferente e daria um pouco mais de "trabalho" e, por sua vez, aumentando os custos...
Mas vejamos:
- Existe alternativa para o Photoshop no Linux? Existir existe, mas não tem metade das funções do Photoshop
- Existe alternativa ao WLM no Linux? Existe, mas não tem comparação como software original da Microsoft (discutível).
- podia estar a referir uma quantidade enorme de programas que existem no windows mas no Linux, a sua "copia" não é tão funcional.
E a criação do famoso "Wine" é mais uma referencia que a Microsoft está em todo o lado, mesmo no Linux...
Outro ponto a ver é o dos erros. Apesar de serem menos, se ocorrer um erro no linux, para um utilizador inexperiente, é muito complicado resolver. No Windows, este já oferece ferramentas para recuperar o sistema, que qualquer utilizador, independentemente dos conhecimentos, consegue resolver facilmente sozinho. O Linux utiliza, na maioria, linhas de comandos, o que torna mais complicado (muito mais)..
Uma coisa é certa, a Microsoft veio para ficar e, por muito mais que a critiquem, não irá "desaparecer" tão cedo (e a meu ver, infelizmente...).