1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

malware código linux

 

Um pequeno mas complexo malware foi recentemente descoberto por investigadores de segurança e encontra-se focado em infetar, sobretudo, supercomputadores espalhados a nível mundial.

 

De acordo com os investigadores da empresa de segurança ESET, o malware apelidado de “Kobalos” encontra-se focado em atacar sobretudo as infraestruturas de supercomputadores. O código do malware é relativamente simples e pequeno, mas ainda assim eficaz para poder infetar sistemas baseados em Linux, além de que pode também ser rapidamente adaptado para infetar sistemas baseados em Windows.

 

O foco do malware aparenta ser infetar sistemas de supercomputadores ou farms de servidores focadas em processamento elevado.

O investigador Marc-Etienne Léveillé afirma que o malware é consideravelmente sofisticado para o código que possui, e que é raro ver um malwares desta forma a surgir pela Internet e sobretudo a focar-se em alvos tão específicos.

 

O malware consiste basicamente num backdoor, sendo que uma vez instalado no sistema, este ativa uma porta remota que pode ser acedida para receber comandos via SSH. Isto permite também que o malware tenha total controlo sobre o sistema infetado, podendo aceder aos ficheiros do mesmo ou executar qualquer comando que seja necessário.

 

A investigação ao código do malware ainda se encontra a ser realizada, e para já ainda se desconhece a origem do mesmo.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech