Um grupo de investigadores da empresa de segurança Talos Intelligence revelou recentemente a descoberta de um novo malware que se encontra focado no roubo de dados do WhatsApp e Messenger do Facebook.
Apelidado de “Wolf Rat”, o malware descoberto pelos investigadores encontra-se voltado para o sistema Android, e possui como objetivo o roubo de mensagens e conteúdos das aplicações do WhatsApp e Facebook Messenger. Estes dados, uma vez roubados, são enviados para os servidores dos atacantes, ficando disponíveis para potenciais chantagens ou outros esquemas.
Na maioria dos casos o malware é distribuído através de aplicações maliciosas, que se dizem passar por atualizações para o sistema operativo. Uma vez instalado no sistema, este malware passa a dar controlo total aos atacantes sobre o mesmo, focando-se no roubo de informações das conversas particulares.
Uma grande fonte dos dispositivos infetados encontra-se na Tailândia, onde também se encontram os servidores de origem do mesmo. No entanto, a distribuição encontra-se a ser realizada a nível mundial, através de apps adulteradas de forma maliciosa, pelo que pode afetar qualquer um. Como sempre, é recomendado que se tenha atenção à origem dos downloads de novas apps.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!