1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      

Siga-nos


hacker em fundo digital

As pequenas e médias empresas europeias enfrentam uma vaga preocupante de cibercrime, impulsionada pelo uso crescente de novas tecnologias nos fluxos de trabalho corporativos. Nos primeiros quatro meses de 2026, o volume de ciberataques que utilizam software malicioso camuflado de plataformas de inteligência artificial aumentou mais de quatro vezes em comparação com o período homólogo do ano transato.

Os dados constam do relatório publicado pela Kaspersky, que detalha o panorama de ameaças enfrentado por este setor específico. Entre janeiro e abril de 2026, as soluções de segurança da organização detetaram e travaram mais de 800 investidas direcionadas a este ecossistema na Europa, revelando como as redes criminosas exploram o grande interesse dos colaboradores por assistentes virtuais de produtividade.

Os falsos assistentes virtuais e o impacto dos trojans

A monitorização efetuada demonstra que os atacantes adaptam as suas estratégias com base na popularidade dos serviços tecnológicos. Os esquemas fraudulentos registados na Europa recorreram sobretudo a imitações de plataformas bem conhecidas, com o ChatGPT a liderar as preferências como isco, representando 42% das deteções. O assistente DeepSeek surge logo a seguir com 23%, enquanto o Claude reuniu 20% das ocorrências. Soluções que ganharam tração recente no mercado em 2026, como o OpenClaw, também começaram a ser visadas com centenas de ataques detetados.

A ameaça espalha-se principalmente sob a forma de trojans, programas que simulam ficheiros inofensivos para induzir os colaboradores a procederem à sua instalação. Uma vez instalados no ecrã de trabalho, estes vírus ganham capacidades perigosas para o ambiente empresarial, conseguindo descarregar e executar outro malware no computador comprometido, além de realizarem o roubo, bloqueio, eliminação ou cópia de dados confidenciais.

Aplicações de comunicação mantêm volumes elevados de ataques

O crescimento acentuado dos disfarces associados aos modelos de linguagem não eliminou os vetores clássicos de infeção. O software indesejado para computadores ocultado em ferramentas de mensagens e videoconferência mantém a liderança em termos absolutos. Plataformas como o Telegram, WhatsApp, Zoom e Microsoft Teams serviram de fachada

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?

Não perca nenhuma novidade!

Junte-se a milhares de leitores e receba as últimas notícias de tecnologia, análises e dicas diretamente no seu email.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech