1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Cartões de crédito em phishing

 

Existe uma nova variante do malware FakeCalls para Android, que se encontra a propagar pela Internet, com o objetivo de roubar dados de cartões de crédito diretamente dos dispositivos das vítimas.

 

Este malware para Android não é particularmente novo, sendo que começou a surgir faz pouco mais de um ano. Mas recentemente foi atualizado para integrar um conjunto de medidas de segurança, focadas em evitar a deteção e tornar ainda mais difícil a tarefa de remover o malware do sistema.

 

De acordo com os investigadores da empresa de segurança Check Point, as novas variantes do malware são focadas em evitar a deteção, atuando como apps regulares no sistema, e realizando chamadas diretamente para as principais instituições financeiras, imitando os utilizadores finais, com o objetivo de roubar o máximo de dados possíveis.

 

A primeira fase do ataque acontece quando as vítimas instalam o malware no sistema dos seus dispositivos, o que pode acontecer por vários meios. Feito isto, o malware imita as aplicações dos bancos oficiais, e engana os utilizadores com o objetivo de levar os mesmos a ficarem interessados num empréstimo. Caso os utilizadores demonstrem interesse, os atacantes ligam para o mesmo no sentido de levar ao roubo dos dados de cartões de crédito.

 

O malware é ainda capaz de ocultar o número da ligação, fazendo-se passar por um número oficial da entidade bancária da vítima. Este ataque encontra-se a afetar, sobretudo, utilizadores que se encontram na Coreia do Sul, mas pode ser rapidamente adaptado para qualquer outro país.

 

Ao mesmo tempo, o malware pode ainda capturar conteúdos em tempo real do ecrã, tanto a nível de vídeo como áudio, de forma a obter ainda mais detalhes sobre as vítimas e as suas atividades, ou até a roubar diretamente os dados de pagamento.

 

A nova variante deste malware encontra-se ainda melhor a esconder as suas atividades, com uma grande parte do seu código fonte ofuscada, e infiltra-se ainda mais dentro do sistema operativo, para ser consideravelmente mais difícil de a remover.

 

De momento esta variante do malware parece focada para os utilizadores da Coreia do Sul, mas é importante ter em consideração que o mesmo pode ser rapidamente adaptado para qualquer outro país, portanto os utilizadores devem ter extremo cuidado ao descarregarem aplicações de fontes não conhecidas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech