Os utilizadores de sistemas Mac devem ficar atentos a um novo malware, que recentemente começou a ganhar bastante destaque pela internet. Conhecido como “Atomic Stealer”, este novo malware mascara-se de uma atualização do navegador, mas na realidade pretende é roubar dados potencialmente sensíveis do mesmo.
O Atomic Stealer não é um malware novo, e na realidade, tinha sido descoberto em Abril de 2023. Este foca-se em roubar dados guardados no sistema, como as senhas no iCloud, ficheiros e outra informação privada que possa ser relevante para os atacantes.
No entanto, nos últimos meses as campanhas do malware intensificaram-se, estando agora bastante mais alargadas para diferentes utilizadores de sistemas da Apple.
De acordo com a empresa de segurança Malwarebytes, o Atomic Stealer tem vindo a propagar-se em força com campanhas focadas para dispositivos da Apple, onde os utilizadores são aconselhados a instalarem supostas atualizações para o navegador que se encontram a usar.
Caso os utilizadores realizem o download dos ficheiros indicados para tal, estarão a instalar diretamente o Atomic Stealer nos seus sistemas.
O malware propaga-se em notificações de sites pela Internet, ou via redireccionamentos que surgem, normalmente de páginas e sites infetados. Dependendo do navegador que os utilizadores se encontrem a usar, a página para a suposta atualização irá adaptar-se para conter o nome e ícone do mesmo – seja o Safari, Chrome ou outro.
Apesar de malware em sistemas Mac não ser algo novo, a realidade é que a campanha do Atomic Stealer demonstra que o sistema da Apple encontra-se a ser cada vez mais relevante para os atacantes, com foco em roubarem dados dos utilizadores no mesmo – onde muitos ainda possuem a ideia que o sistema é consideravelmente mais seguros que alternativas como o Windows, que embora possa ser verdade, não o torna completamente impenetrável para malware.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!