O Spotify é, sem sobra de dúvidas, uma das plataformas de streaming mais populares no mercado, e isso pode-se comprovar nos números que a própria empresa revela.
Durante a apresentação dos resultados financeiros dos últimos quatro meses, o Spotify revelou que existem 155 milhões de utilizadores com planos premium na plataforma, o que representa um aumento de 24% em comparação com igual período do ano passado.
Além disso, a plataforma refere ainda que existem mais de 345 milhões de utilizadores ativos sobre os planos gratuitos da empresa, e suportados por publicidade, o que representa mais de 27% de aumento em comparação com o ano anterior.
No entanto, apesar do crescimento, a empresa ainda se encontra a perder dinheiro. Em parte o crescimento que tem vindo a ser registado no número de utilizadores de contas premium encontra-se relacionado também com o aumento de promoções que a empresa tem vindo a realizar, e de períodos de “free trial” que também foram aumentados para mais tempo.
Os dados apontam que a empresa registou perdas no valor de 125 milhões de euros, o que apesar de ser um valor elevado ainda é melhor do que o obtido no ano passado, em torno dos 209 milhões de euros.
A nível das receitas por utilizador, estas desceram cerca de 8%, passando para os 4.26 euros. Este valor encontra-se em queda derivado ao referido anteriormente, de várias subscrições terem sido fornecidas a preços inferiores em promoção ou sobre free trials.
No entanto, a receita em geral sobre a aquisição de planos premium aumentou cerca de 15%, para os 1.89 mil milhões de euros. As receitas provenientes de publicidade também aumentaram 29% durante este período, para o valor final de 281 milhões de euros. Em parte, o aumento no valor das receitas sobre a publicidade tem vindo a aumentar com base também no aumento da popularidade sobre podcasts e o empenho da empresa neste setor.
Será também importante comparar o serviço do Spotify com o rival da Apple, que os dados mais recentes apontam ter cerca de 60 milhões de utilizadores ativos – mas ao contrário do Spotify, não possui um plano gratuito suportado por publicidade.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!