1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Raspberry pi os

 

Os utilizadores de dispositivos Raspberry Pi que tenham o sistema oficial do mesmo instalado estão a ser alertados para uma recente alteração feita no sistema, a qual leva à instalação sem notificação de um repertorio associado com a Microsoft.

 

De acordo com a descoberta, a mais recente versão do Raspberry Pi OS – anteriormente conhecido como Raspbian – encontra-se a instalar um repertorio sem notificar os utilizadores do mesmo associado com a Microsoft. Apesar de não ser propriamente uma atividade maliciosa, a instalação de um repertorio da Microsoft sem notificação dos utilizadores atuais levanta algumas questões a nível da privacidade, tendo em conta que os sistemas passam a enviar alguns dados para o mesmo – ou seja, diretamente para a Microsoft.

 

A descoberta foi inicialmente realizada por Vivek Gite, que partilhou a mesma no seu portal. Segundo o mesmo, a Microsoft possui uma má reputação a nível da privacidade sobre uma grande parte da comunidade do Linux, e como tal a instalação automática e sem notificação de um repertorio associado com a empresa levanta algumas questões para os donos do Raspberry Pi.

 

Mesmo que o repertorio não seja propriamente usado para instalar programas no sistema, o simples facto que o mesmo se encontra no sistema pode permitir à Microsoft recolher alguma informação desses mesmos sistemas Raspberry Pi.

 

Apesar de a mudança ter sido indicada na lista de alterações feitas com a atualização, sobre os fóruns da Raspberry Pi os utilizadores indicam que esta lista de mudanças apenas é disponibilizada depois de a atualização do sistema ser realmente lançada para o público em geral – o que leva a que muitos utilizadores acabem por instalar a atualização sem terem conhecimento da mudança feita.

 

Os utilizadores que pretendam podem bloquear a ligação ao repertorio da Microsoft editando o ficheiro /etc/hosts com a seguinte linha:

0.0.0.0 packages.microsoft.com

 

Até ao momento ainda não foram deixados detalhes sobre o motivo pelo qual o repertorio da Microsoft foi adicionado no sistema.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech