1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Navegador Edge

 

A maioria dos navegadores baseados em Chromium atualmente disponíveis contam com uma funcionalidade nativa que permite configurar o sistema de DoH (DNS over HTTPS). Esta funcionalidade garante mais privacidade e segurança sobre os pedidos feitos pelo navegador, desde que os servidores DNS do utilizadores suportem esta funcionalidade.

 

Para quem pretenda ter mais controlo, é possível optar por usar o serviço de DoH conforme os DNS configurados no sistema – se suportarem a funcionalidade – ou escolher manualmente de uma lista pré-constituída de fornecedores – onde se inclui nomes como o Cloudflare DNS, Google DNS ou Quad9.

 

O Edge da Microsoft era um dos navegadores que fornecia esta funcionalidade desde pelo menos o Edge 86, mas agora a empresa realizou uma modificação devido a algumas queixas de problemas derivadas desta funcionalidade.

 

Alguns utilizadores estariam a reportar para a Microsoft que o Edge estaria a ter uma experiência de navegação lenta em determinados sites, com os conteúdos a carregarem consideravelmente mais lentamente do que o normal. Apesar de a empresa ter inicialmente verificado a falha como um erro na configuração da ligação dos utilizadores, veio agora a confirmar-se que o problema estaria mesmo associado com o sistema de DNS over HTTPS.

 

lista de DoH no Brave

 

Quem tinha esta funcionalidade configurada sobre um serviço DNS personalizado, e diferente do serviço DNS que era fornecido no sistema, poderia verificar falhas de desempenho no carregamento de conteúdos pelo navegador.

 

lista do edge de dns over https

 

Para corrigir a falha, a Microsoft decidiu remover por completo a lista de fornecedores pré configurada no navegador. Os utilizadores ainda podem optar por configurar manualmente o serviço de DoH, mas a lista que anteriormente se encontrava disponível agora deixa de estar acessível.

 

Espera-se que esta lista venha a voltar a ficar disponível assim que a Microsoft conseguir corrigir o problema. No entanto, ainda não existe uma previsão de quando isso irá acontecer.

Por enquanto os utilizadores que pretendam usar esta funcionalidade deverão manualmente introduzir a configuração do serviço DoH que pretendam usar com o navegador.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech