1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Chrome

 

O navegador mais popular atualmente no mercado, o Google Chrome, pode estar na origem de mais uma multa contra a Google, alegadamente pelo tracking da empresa realizado durante o uso do navegador em modo anónimo.

 

Recentemente uma ação judicial contra a Google foi colocada nos tribunais dos EUA, alegando que o navegador estaria a monitorizar as atividades dos utilizadores mesmo quando estes se encontravam em modo anónimo – que supostamente deveria eliminar qualquer género de tracking.

 

O caso tinha sido apresentado nos tribunais em Junho de 2020, mas o juiz responsável por analisar o mesmo apenas agora terá confirmado a validade para potencialmente vir a aplicar uma multa milionária na Google pelo tracking deste modo.

De acordo com o portal The Verge, os responsáveis pelo processo judicial encontram-se a exigir “pelo menos” cinco mil milhões de dólares em compensações, alegadamente pela violação de privacidade da Google ao monitorizar as atividades dos utilizadores em modo anónimo do Chrome.

 

A Google terá ainda tentado cessar o caso, mas o tribunal considerou esta semana que as razões apresentadas são suficientes para se proceder com uma análise mais detalhada, sendo que o juiz responsável pelo caso afirma mesmo que a Google poderá ter colecionado dados dos utilizadores em modo anónimo sem que notificasse os utilizadores de que tal recolha estaria a ser realizada.

 

É importante relembrar que o modo anónimo, apesar de ser uma funcionalidade útil da maioria dos navegadores atuais, não se destina a tornar o utilizador totalmente “invisível” na web. Este pretende ser uma forma de garantir alguma privacidade extra para acesso a conteúdos sensíveis ou onde o utilizador não pretenda ser monitorizado.

 

Esta informação é também apresentada no Google Chrome sempre que os utilizadores iniciam uma aba em modo anónimo, informando que as atividades não são inteiramente “escondidas” da web com o mesmo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech