1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

google e privacidade de dados

 

A Google confirmou que vai destruir todos os dados recolhidos de utilizadores durante o uso do modo anónimo do navegador, como parte das medidas de um processo registado contra a empresa.

 

O caso remota a 2020, quando a Google foi acusada de recolher e armazenar dados de utilização dos utilizadores enquanto estes se encontram no modo anónimo do Chrome, e que levou à decisão do pagamento de 5 mil milhões de dólares como multa.

 

De acordo com os dados agora revelados pelo The Wall Street Journal, a Google será ainda obrigada a remover os dados recolhidos, tendo agora confirmado que vai realizar esta tarefa. Ao mesmo tempo, a empresa deve ainda atualizar os seus termos de serviço, bem como o Chrome, para garantir que os dados não são novamente recolhidos por engano.

 

De relembrar que o caso acusava a Google de enganar os utilizadores do Chrome, levando a crer que o modo anónimo do mesmo não recolhia dados de navegação, quando a Google ainda poderia ter acesso aos mesmos como parte do tracking realizado pelo navegador. Em resposta às acusações, a Google indicou que o navegador indicava claramente que este modo não tornava as ações dos utilizadores invisíveis para os sites e serviços que acediam no mesmo.

 

A Google ainda tentou remover o caso dos tribunais, mas sem sucesso, sendo que a decisão final apontou para que a Google não notificou os utilizadores do Chrome que ainda recolhia dados diretamente para a empresa quando se usava este modo.

 

Além do pagamento da multa, a Google deve ainda remover todos os dados recolhidos dos utilizadores, e deve ativar por padrão a opção de não aceitar cookies de terceiros enquanto o modo anónimo do Chrome se encontra ativo, medida que deve manter-se durante, pelo menos, cinco anos. De notar que, este último ponto, já se encontrava previsto de aplicar no Chrome como parte da iniciativa de privacidade da empresa.

 

Embora a Google confirme que vai remover os dados recolhidos dos utilizadores, ainda é incerto o impacto que tal medida terá, isto porque os dados recolhidos datam de 2016, e nesta altura, muitos dos mesmos já terão sido fornecidos a outras entidades, que podem manter os mesmos sem a necessidade de os remover.

 

Por fim, a Google vai ainda alterar os seus termos de privacidade, de forma a indicar aos utilizadores que recolhe estes dados do modo anónimo do Chrome. Esta medida já se encontra a ser aplicada na nova revisão dos termos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech