No final de Dezembro de 2023, a Google foi o alvo de um processo, que considerou a empresa culpada por recolher dados do Chrome usando o modo anónimo do mesmo, e onde a empresa foi obrigada ao pagamento de 5 mil milhões de dólares.
No entanto, apesar de o pagamento ainda não ter sido realizado, a Google parece estar apressada em corrigir o alerta que surge para os utilizadores no modo anónimo do navegador. As mais recentes versões do Chrome mudaram a mensagem que surge quando uma aba anónima é aberta no navegador.
Na nova mensagem, o navegador alerta que dados dos utilizadores nos websites que visitem podem continuar a ser recolhidos, além dos dados que a Google também recolhe.
A nova mensagem encontra-se focada em ser mais transparente para os utilizadores, relatando exatamente o que é recolhido ou não pelo mesmo, e o impacto para os utilizadores em usarem esse modo nos sites que visitem.
De acordo com o portal MSPowerUser, a mensagem encontra-se atualizada tanto na versão para desktop do navegador como nas versões para dispositivos móveis. A atualização encontra-se atualmente disponível para a versão Canary do Chrome, mas espera-se que venha a ser lançada para a versão estável em breve.
De relembrar que o modo anónimo do Chrome apenas evita que certos conteúdos sejam guardados pelo navegador, mas não impede que seja feita a recolha de dados dos sites visitados, ou até mesmo da própria Google. No entanto, continua a ser um modo útil para quem pretenda evitar que os dados de navegação sejam fisicamente guardados nos dispositivos – como o caso do histórico de navegação.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!