1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Signal

 

O Signal tem vindo a ser indicado como uma das melhores alternativas privadas ao WhatsApp, e certamente que ganhou uma forte relevância no mercado depois de toda a controvérsia com a Política de Privacidade da plataforma do Facebook.

 

No entanto, a mesma plataforma que foi vista como uma alternativa open source e segura para os utilizadores do WhatsApp, encontra-se agora ela própria a enfrentar algumas críticas pela falta de transparência.

De acordo com o revelado recentemente pelo portal Golem, a instituição sem fins lucrativos responsável pela infraestrutura do Signal tem vindo a manter alguma falta de transparência sobre o código associado com os servidores da entidade.

 

Apesar de serem publicadas no Github da entidade as alterações feitas sobre o código das aplicações do serviço, demorou mais de um ano para publicar alterações feitas sobre o código usado pelos servidores. A última publicação de código feita sobre a parte dos servidores foi a 20 de Abril de 2020, sendo que apenas de forma recente o código foi atualizado – depois de uma forte pressão mediática.

 

Ao longo dos meses, várias fontes tinham vindo a questionar a instituição da falta de atualizações no código, e do motivo para tal, sobretudo tendo em conta que algumas partes do mesmo foram claramente alteradas tendo como base as mudanças feitas também no código dos clientes da plataforma.

 

No entanto, a comunidade teria vindo a ser deixada sem resposta. Apenas depois da pressão mediática com a Signal o código do servidor foi finalmente atualizado, um ano depois da última atualização.

 

Ao não divulgar as mudanças feitas sobre o código, a Signal encontrava-se, basicamente, a transformar a ideia do sistema open source da sua plataforma num formato fechado, o que para muitos vai contra a ideologia da app. Por exemplo, outras entidades não podem usar o código fornecido pela Signal para criarem a sua infraestrutura dedicada, já que este se encontra desatualizado e não irá funcionar corretamente – e apenas a própria infraestrutura da Signal estará na versão mais recente do código… o qual a entidade não divulgava.

 

A pressão feita sobre a entidade, porém, parecer ter causado algum impacto, já que poucas horas depois do artigo ter sido revelado foram publicadas todas as atualizações que se encontravam pendentes sobre o código do servidor – passando o mesmo para a versão mais recente. Ainda assim, isso não explica o motivo para a falta de atualizações por um volume tão elevado de tempo – ainda mais pela falta de resposta da entidade.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech