1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

processador de computador

 

A IBM acaba de revelar ter atingido um novo marco no processo de fabrico de novos chips, ao produzir o primeiro chip de 2nm no mercado. A empresa afirma que conseguiu colocar cerca de 50 mil milhões de transístores no tamanho de uma unha.

 

Segundo a empresa, este novo processo de fabrico para chips poderá permitir aumentar o desempenho final dos componentes em mais de 45%, quando comparado com o mais recente 7nm. Além disso, as mesmas tarefas podem ser feitas com uma redução de quase 75% na energia – sendo que cabe aos fabricantes escolherem se pretendem mais desempenho ou otimização de energia.

 

A empresa afirma ainda que, dispositivos móveis com um chip de 2nm, podem atingir até 4 vezes mais autonomia final das baterias do que as variantes de 7nm. A IBM refere que teoricamente é possível carregar um smartphone a cada quatro dias com o uso destes novos chips, mantendo a mesma capacidade das baterias atuais.

 

É ainda referido que esta nova tecnologia vai contar com bastantes melhorias focadas no desenvolvimento de chips para as mais variadas áreas, nomeadamente para redes 5 e 6G, exploração espacial, computação quântica, entre outras.

 

No entanto, ainda deverá demorar algum tempo até que os primeiros processadores fabricados em 2nm venha a surgir junto dos utilizadores finais, tendo em conta que a tecnologia ainda se encontra numa fase bastante inicial de desenvolvimento – e ainda deve demorar alguns anos até que fiquem viáveis para uso público.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech