1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.


Na Universidade de Osaka, no Japão, um grupo de pesquisadores demostrou um novo dispositivo que permite reproduzir a sensação de folhear as páginas de um livro num leitor de livros digitais.
Esta invenção, apelidada de “Paranga”, utiliza um pequeno sensor para detectar quando o “livro” é dobrado, accionando de seguida um rolo com diversas folhas anexadas, criando assim a sensação de estar a folhear o livro. A medida que “folheia”, as páginas avançam no leitor.

Segundo o criador Hiroyuki Kidokoro comentou no site Diginfo, "E-books estão tornando-se populares, mas o retorno só oferece imagens e som. Por exemplo, se quiser saltar várias páginas de um livro electrónico, você precisa percorrer com o dedo para a posição desejada. Mas o problema é que isso não é muito intuitivo. A vantagem desse dispositivo é que, quando você saltar, ele permite que você mal saiba quantas páginas você avançou, dando-lhe uma sensação relevante".

A velocidade a que o rolo com as tiras de papel roda depende da força aplicada na “capa” do livro. Infelizmente, esta invenção ainda não tem a capacidade de percorrer apenas uma folha, o que o torna mais limitado, por enquanto, a animações, como se pode ver no vídeo em baixo.

"Se nós criarmos um sistema com uma folha no rolo, de modo a que a tensão seja alta assim que uma página for virada, ele vai ser capaz de detectar uma página de cada vez. Pensamos que isso permitiria a detecção mais precisa, por isso nós gostamos de trabalhar no seu desenvolvimento", completou Kidokoro.








Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech