1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Firefox logo

 

O Manifest V3 é o mais recente conjunto de especificações que os programadores de extensões do Chrome necessitam de seguir para criarem as mesmas para o navegador, no entanto, esta também surge com algumas medidas controversas – sobretudo por focar-se em limitar consideravelmente os bloqueadores de publicidade.

 

Apesar das críticas, a Mozilla revelou que irá começar a suportar o Manifest V3 também com o Firefox, e como forma de manter a compatibilidade e suporte entre diferentes navegadores no mercado. No entanto, algumas das especificações serão tidas em conta para manter-se sobre o formato anterior.

 

Segundo a entidade, a implementação do Manifest V3 no Firefox será ligeiramente diferente do realizado no Chrome, em parte devido ao facto que ambas as entidades possuem ideias diferentes sobre o mercado em geral. E uma das mudanças que não vai ser aplicada no navegador da raposa será a controversa alteração da API “declarativeNetRequest” – que é a responsável por permitir aos bloqueadores de publicidade realizarem o seu trabalho corretamente.

 

Com isto, o Firefox irá continuar a suportar a API webRequest, que é a atualmente usada pela maioria dos bloqueadores de publicidade e que possui consideravelmente menos restrições que a API pretendida pela Google.

 

De resto, a Mozilla afirma que as novas especificações deverão traduzir-se em mais segurança para os utilizadores, bem como melhorias para o uso de recursos feitos pelas extensões, e que em geral será uma boa medida de ser aplicada.

A Mozilla espera começar a permitir aos programadores criarem as suas extensões em Manifest v3 a partir do terceiro trimestre do ano – mas a empresa alerta que, devido a ser uma grande mudança, esta data pode ser modificada a qualquer momento.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech