1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Chrome sobre fundo colorido

 

O Chrome encontra-se a preparar para uma das maiores mudanças de sempre sobre a sua plataforma, com a chegada do novo Manifest V3. Este novo padrão irá ser obrigatório para todas as extensões existentes no Chrome em breve, mas tem vindo a causar grandes controvérsias.

 

Em parte, muitos consideram que o Manifest V3 é apenas uma medida da Google para evitar o funcionamento dos bloqueadores de publicidade, tendo em conta que algumas das mudanças feitas no mesmo serão bastante limitativas para estas extensões.

A partir de Janeiro de 2023, todas as extensões disponíveis na Chrome Web Store vão passar a necessitar de ser criadas com o Manifest V3 em mente. Aplicações feitas sobre o formato antigo não podem ser enviadas para a plataforma a partir dessa data.

 

A Mozilla, no entanto, desde cedo que se demonstrou contra a implementação deste padrão, e apesar de afirmar que vai suportar todas as tecnologias da Google que sejam implementadas nesse padrão, ainda vai manter a compatibilidade com as APIs anteriores.

 

Apesar de o Firefox ser criado sobre um motor completamente diferente, a empresa necessita de suportar algumas das APIs da Google para o correto funcionamento das mesmas no navegador. E como tal, isto engloba também as APIs que se encontram no Manifest V3.

Mas ao contrário da Google, a Mozilla afirma que não vai limitar o uso de tecnologias ou centrar apenas nas novas versões, mantendo a compatibilidade com as anteriores.

 

Enquanto isso, muitas extensões, sobretudo bloqueadores de publicidade, encontram-se a preparar para a eventual mudança, sendo que alguns já começaram a criar as suas adaptações de extensões focadas para o Manifest V3, e que parecem continuar a bloquear os pedidos de publicidade em certa forma.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech