1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Minecraft servidor centos

 

O Minecraft é atualmente um dos jogos mais populares pela Internet, mesmo sendo um jogo que foi lançado faz já mais de uma década. O título ainda continua forte e a receber atualizações constantes, com grandes novidades.

 

Mesmo que seja possível jogar Minecraft “offline”, a maioria da atividade ocorre nos servidores online. E ao contrário do que se possa pensar, criar um servidor de Minecraft não é assim tão complicado como parece – desde que tenha as ferramentas certas.

 

Neste artigo iremos verificar como pode criar um servidor de Minecraft público, onde pode criar uma pequena comunidade ou simplesmente divertir-se com amigos.

Para começar, necessita de ter algo:

1- Um servidor com o centOS 8 maios recente e um IP dedicado

2- O cliente PuTTy (para aceder via SSH ao servidor)

 

Pode criar o servidor num ambiente local, mas o objetivo passa por criar um servidor que fique ativo 24/7, e para este fim iremos usar um servidor VPS NVMe da Host TugaTech. Estes servidores fornecem um elevado desempenho, enquanto permitem aos utilizadores manter o seu mundo sempre acessível.

 

1- Criar o utilizador de base

Para começar é necessário criar o utilizador no sistema que irá manter o servidor. Para tal, aceda via SSH ao sistema – usando o Putty – e execute o comando para criar o utilizador:

adduser minecraftuser

 

O nome “minecraftuser” pode ser modificado para qualquer um que pretenda, mas tenha em atenção que terá de alterar também todos os comandos de seguida com o utilizador correto.

De seguida, é necessário criar a senha para este utilizador, o que é feito com o comando. A password deverá ser pedida quando introduz o comando:

passwd minecraftuser

 

adicionar utilizador server

 

Feito isto, necessita de adicionar esse utilizador no grupo com as respetivas permissões no centOS. O utilizador deve ser colocado no grupo “wheel”, o que pode ser feito com o seguinte comando:

usermod -aG wheel minecraftuser

 

Para finalizar, é agora necessário mudar para o novo utilizador, o que é feito com este comando:

su minecraftuser

 

2- Instalar o software necessário para o servidor

Para poder iniciar o servidor de Minecraft, o sistema necessita de ter o Java instalado. Isso pode ser feito através do seguinte comando:

sudo dnf install java-1.8.0-openjdk

 

instalar java centos

 

Não se esqueça de aceitar a instalação pressionando a tecla “Y” ou “S”, dependendo do idioma do sistema. O processo deve avançar automaticamente, sendo que no final deverá surgir a mensagem a indicar que o Java e todas as dependências foram instaladas.

 

java instalado no centos

 

Feito isto, para validar que o Java foi corretamente instalado, teste o seguinte comando:

java -version

 

Agora que o Java se encontra corretamente instalado, passamos para a parte onde é necessário instalar os ficheiros associados com o servidor de Minecraft. Para começar, vamos criar uma nova pasta onde os ficheiros irão ser colocados. Isto é feito com o comando:

cd

mkdir minecraftdir

 

O nome “minecraftdir” pode ser qualquer um que pretenda, mas depois necessita de adaptar os comandos seguintes se alterar. Feita a pasta, vamos entrar na mesma com este comando:

cd minecraftdir

 

pasta do minecraft centos

 

Estando dentro da pasta, agora é necessário descarregar o ficheiro mais recente do servidor diretamente do site do Minecraft. Para tal necessita de aceder a este link.

Dentro do site deverá encontrar-se uma secção que refere “Download minecraft_server.1.16.5.jar (…)”, onde se encontra o link do download a ser feito – o nome do ficheiro pode variar.

Copie o link para a área de transferência, e feito isso escreva no terminal do Putty o seguinte comando:

wget https://launcher.mojang.com/v1/objects/1b557e7b033b583cd9f66746b7a9ab1ec1673ced/server.jar

 

Novamente, tenha atenção que o link pode ter sido alterado. Use sempre a versão mais recente que se encontra no site do Minecraft. Uma vez terminado o download do ficheiro, necessita de ser dado as permissões para executar o ficheiro JAR, o que é feito com este comando:

sudo chmod +x server.jar

 

download do servidor minecraft

 

Para o servidor arrancar, necessita de aceitar os termos do EULA. Para tal, escreva na linha de comandos:

nano eula.txt

 

Uma vez aberto o ficheiro, escreva o seguinte:

eula=true

 

guardar eula centos

 

Para guardar pressione o atalho CTRL+X e guarde com o nome “eula.txt”.

(se o seu sistema não tiver o programa “nano” instalado,  der um erro no comando anterior, execute o comando “sudo yum install nano”)

 

3- Arrancar o servidor

Estamos quase a terminar…

A única coisa que falta é iniciar o servidor de Minecraft. Para tal basta executar o seguinte comando:

java -Xmx1024M -Xms1024M -jar server.jar nogui

 

arranque do servidor

 

Este comando pode necessitar de ser adaptado conforme o servidor que possua. Na secção Xmx e Xms será a quantidade máxima de RAM que o servidor pode usar. Deve adaptar conforme o que tenha disponível – lembrando que o sistema operativo necessita de ter também a sua RAM para funcionar, portanto não coloque o máximo do seu servidor.

Deve colocar o tamanho em MB – por exemplo, 1GB será 1024M, 2GB será 2048M, e assim por diante.

 

Feito isto, deverá ser iniciada a consola do servidor, permitindo ao utilizador ver todo o estado do sistema e introduzir os comandos que sejam necessários.

Se for necessário parar o servidor, deve ser feito com o comando “STOP”, seguindo da tecla Enter.

 

Para alguém entrar no servidor, tudo o que é necessário será partilhar o IP do servidor com os amigos, e aguardar que estes entrem.

 

4- E como voltar a abrir o servidor depois de o parar?

 

O servidor apenas irá manter-se em execução durante o tempo que estiver com o terminal aberto. Se parar o servidor, e fechar o terminal, depois necessita de refazer os passos base para aceder à pasta onde se encontra o servidor.

Para tal, basta executar os seguintes comandos:

su minecraftuser (deverá ser questionado pela senha do utilizador)

cd

cd minecraftdir

java -Xmx1024M -Xms1024M -jar server.jar nogui

 

minecraft arrancar sistema

 

Obviamente, o objetivo deste artigo será criar um servidor de forma simples e rápida, dando os primeiros passos para tal. Em futuros artigos iremos ver como se pode melhorar as configurações do servidor, instalar mods e outras tarefas mas avançadas, portanto fique atento.

 

Relembramos que pode usar os servidores VPS NVMe da Host TugaTech para instalar o seu servidor de Minecraft - e o suporte encontra-se disponível para ajudar também em qualquer questão.

Se tiver alguma dúvida, deixe também os seus comentários neste artigo!

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech