O evento WWDC da Apple deste ano veio trazer várias novidades previstas para a próxima geração do sistema operativo da empresa, mas será difícil não realizar a comparação sobre o facto que existem funcionalidades que o Android possui faz anos… e apenas agora estão disponíveis na Apple.
Entre as novidades que a empresa revelou no evento encontra-se algumas associadas com a Assistente virtual Siri, que agora será capaz de realizar determinadas ações mesmo quando o utilizador se encontre offline.
Até agora, para usar a Siri era necessário ter uma ligação ativa à Internet. No entanto, na futura versão do iOS, a assistente poderá ser usada de forma mais limitada até mesmo quando estiver offline, permitindo realizar alguns comandos de gestão do sistema como mudar definições, alterar horários ou alarme, entre outras.
Além disso, a Siri deverá começar a suportar a funcionalidade de respostas continuadas, que permitirão enviar comandos de forma direta e mais fluidamente. Isto deverá também permitir que os utilizadores possam dizer os seus comandos num formato mais simples e direto.
O processamento destas tarefas será realizado de forma local, pelo que a Apple garante que a atividade será consideravelmente mais rápida para o processamento de tarefas – e estes benefícios irão chegar até mesmo para quem use a Siri “online”, já que determinados comandos deixam de ser enviados diretamente para a Apple e podem ser processados diretamente no dispositivo.
Ainda resta saber se esta funcionalidade irá chegar a todos os dispositivos que vão também receber o iOS 15 ou será limitada apenas a alguns modelos – como acontece com o Android, onde o sistema de reconhecimento de voz offline apenas funciona em alguns modelos, presumivelmente devido ao desempenho necessário para tal.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!