Em meados de 2011, a Google tentava entrar num mercado que começava também a ganhar bastante destaque pela internet: o das redes sociais. Apesar de não ser a primeira plataforma do género no mercado – ou até mesmo dentro da Google – o Google Plus foi a primeira grande aposta da empresa neste setor.
No entanto, como bem se sabe, a plataforma não foi propriamente um sucesso. Em parte, muitas das criticas sobre a mesma encontra-se na forma como a Google tentou puxar ao máximo o serviço para junto dos utilizadores, quase que forçando os mesmos a terem uma conta do Google Plus para poderem usar funcionalidades básicas da empresa.
Num certo ponto na sua história, até para deixar comentários em vídeos do YouTube era necessário ter um perfil do Google Plus associado. Obviamente, isto fez com que muito não gostassem propriamente do serviço.
E até mesmo para quem o usava, a plataforma mantinha apenas um baixo nível de interação entre os utilizadores e tinha funcionalidades bastante confusas e limitadas, sobretudo em comparação com plataformas como o Twitter e Facebook. Tinha algumas novidades interessantes – foi uma das primeiras redes sociais a suportar GIFs, por exemplo – mas ainda assim não foi suficiente para cativar.
Em 2019 a empresa declarava o oficial encerramento da plataforma, depois de também ter sido descoberta uma falha de segurança que poderia ter comprometido informações dos utilizadores. A plataforma foi encerrada coma Google a afirmar que a maioria dos utilizadores na mesma estavam menos de 10 segundos no serviço.
Tecnicamente, o Google Plus ainda existe – mas focado nas empresas e sobre o nome de Google Currents. A versão empresarial da plataforma ainda se encontra como algo ativo nos dias de hoje, que as empresas podem usar para comunicar entre si – e algumas realmente o fazem. Mas a vertente focada nos utilizadores em geral é algo que não está mais acessível.
No entanto, devido à forte integração que a Google fez com o Google Plus ao longo do tempo, não será de estranhar que existam atualmente serviços que ainda estão desatualizados ou até mesmo com erros devido a não serem mais suportados pela plataforma da Google.
Não é difícil de encontrar sites pela Internet que ainda mantêm links para os perfis e páginas do Google Plus – ou até mesmo funcionalidades como as páginas de “Acerca” de empresas nos Contactos da Google, que ainda apresentam em muitas situações links para o Google Plus.
Obviamente, estes conteúdos não se encontram mais acessíveis, mas é uma demonstração do quanto a Google tentou forçar o uso da plataforma, ao ponto de que mesmo alguns serviços da marca estão atualmente ainda a apresentar erros e falhas.
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