1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware

Siga-nos

memória RAM DDR5

 

As memórias DDR5 devem começar em breve a chegar ao mercado… mesmo que ainda exista muita pouca gente que as venha a comprar inicialmente.

 

A fabricante de memórias RAM TeamGroup anunciou os planos para se tornar a primeira grande empresa a fornecer módulos de memórias DDR5 no mercado em geral. No entanto, ainda deverá demorar algum tempo para que realmente os consumidores possam vir a tirar proveito das mesmas.

 

Segundo o comunicado da empresa, esta irá lançar módulos de 16 GB DDR5-4800, com timings de CL40-40-40-77, e a funcionar a 1.1V. Estes encontram-se classificados para uma velocidade de transferência de dados em torno dos 38.4 GB/s.

Nas lojas, o kit de dois módulos irá encontrar-se disponível sobre o nome de “Elite U-DIMM DDR5”, e a empresa espera começar a vender primeiro pela Amazon e alguns revendedores na Europa durante o final deste mês.

 

No entanto, antes de começar a preparar-se para a compra, talvez seja melhor aguardar. A própria TeamGroup recomenda que os consumidores aguardem para que as primeiras motherboards da serie Intel 600 apareçam no mercado, o que deve acontecer apenas no final do ano com a chegada dos novos processadores Alder Lake. Obviamente, por serem os primeiros no mercado a suportar memórias DDR5, isso não quer dizer que também sejam os melhores.

 

Numa primeira vista estes módulos de DDR5 podem não parecer uma grande melhoria face a alguns módulos de DDR4 que se encontram já no mercado. No entanto, a base da tecnologia de memórias RAM sem dúvida que melhorou consideravelmente face ao DDR4 – e até mesmo quando essa tecnologia começou a surgir no mercado, também os módulos existentes de DDR3 eram bastante comparáveis, algo que veio a mudar com o tempo.

Além disso, não será apenas no desempenho que existem vantagens, já que a memória DDR5 foi criada para ter também como base a inclusão de ECC no próprio módulo e várias outras melhorias que a tornam consideravelmente melhor que a DDR4.

 

Portanto, será apenas uma questão de tempo até que comecem a surgir mais módulos de RAM DDR5 que realmente compense em alterar para mesma tendo em conta os ganhos a nível de desempenho final.

 

Mas por enquanto, talvez seja melhor guardar o investimento para quando este realmente compensar.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech