1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

módulo de memória RAM

 

A SK hynix, uma das maiores fabricantes de memorias RAM no mundo, revelou o lançamento no mercado dos primeiros módulos de memória RAM DDR5. Esta será a nova tecnologia de memória, adaptada para o máximo desempenho e focadas em serem usadas para tarefas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data.

 

De relembrar que o standard das memorias DDR5 foi publicado em Julho deste ano, sendo que a empresa espera que a procura destes módulos de memória venha a aumentar ao longo de 2021, e que a cota no mercado atinja os 43% em meados de 2024.

Quanto às especificações, o maior atrativo será a elevada taxa de transferência de dados, em torno dos 5600 Mbps. Para comparação, este valor é cerca de 1.8 vezes superior ao que se regista atualmente nas memorias DDR4 mais rápidas do mercado, e que normalmente encontram-se nos 3200 Mbps de taxa de transferência de dados.

 

Além disso os módulos de DDR5 conta ainda com menos voltagem por modulo, sendo o padrão de 1.2 a 1.1V em módulos entre 8 e 32GB. Para dar contexto ao avanço da tecnologia, a empresa acredita que é possível transferir filmes FullHD de 5GB nestas memorias em menos de um segundo, o que comprova a velocidade elevada da transferência dos dados – obviamente, esta comparação será apenas um exemplo para demonstrar a velocidade que se está a referir.

 

A tecnologia ECC também foi consideravelmente melhorada nesta nova tecnologia, e deve fornecer ainda mais estabilidade nas aplicações em geral, com os dados a demonstrarem uma fiabilidade dos dados 20 vezes superior ao que se regista nas DDR4.

De relembrar que quando a JEDEC anunciou a DDR5 a velocidade máxima teórica do protocolo estaria nos 6.4Gbps, o que corresponde ao dobro da velocidade da DDR4. No entanto os primeiros módulos devem focar-se apenas nos 4.8 Gbps.

 

Obviamente, o preço destes módulos ainda deverá ser algo elevado nos primeiros tempos, e será sobretudo destinado a centros de dados, servidores e algumas aplicações profissionais, sendo que ainda deve demorar algum tempo para que a tecnologia venha a ser implementada em larga escala nos consumidores gerais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech