1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Modulo TPM

 

O anúncio do Windows 11 e da necessidade de os sistemas em terem suporte ao TPM 2.0 tem vindo a causar algumas dores de cabeça, sobretudo para quem pretende atualizar para o novo sistema operativo, mas não o consegue porque o hardware não possui essa tecnologia.

 

Uma das alternativas para estes casos, e supondo que a motherboard suporta, passa por instalar um modulo TPM externo. Muitas motherboards possuem uma porta de entrada que permite a instalação de módulos TPM externos, que podem ser adquiridos e instalados manualmente no sistema.

Isto permite que, em casos onde o processador não tenha o TPM requerido, os utilizadores ainda possam usar o mesmo.

 

No entanto, se é um dos utilizadores que está à procura destes módulos, prepare-se para uma nova onda de preços elevados dos “scalpers”. Pouco depois de a Microsoft ter revelado o Windows 11, e da necessidade dos módulos TPM 2.0 para os sistemas, praticamente por todas as lojas tem vindo a verificar-se a uma procura por módulos externos de TPM – e agora estes começam a ser adquiridos também por scalpers com o objetivo de os vender a preços consideravelmente mais elevados que o normal.

 

Um modulo externo de TPM 2.0, por norma, possui preços a rondar os 15 a 20 euros. No entanto, desde o anúncio do Windows 11, é possível encontrar estes módulos a preços que atingem os 150 euros!

 

modulo à venda por scalper

 

Em muitas lojas que anteriormente tinham stock de módulos TPM, estes encontram-se agora indisponíveis devido a uma procura consideravelmente elevada para revenda no mercado. Como muitas das lojas também se encontram a verificar faltas de stock nestes módulos, conseguir uma aquisição dos mesmos a preços considerados “normais” pode agora tornar-se uma tarefa praticamente impossível de ser feita.

 

Note que, caso tenha um computador relativamente recente, existe uma forte possibilidade que o seu processador tenha já um chip TPM necessário para correr o Windows 11. No caso dos processadores Intel, isso aplica-se a todos os processadores que tenham sido lançados desde a 8ª geração, e no caso dos chips da AMD será praticamente todos os modelos lançados sobre a arquitetura ZEN em diante.

Por vezes, tudo o que necessita passa por ativar a funcionalidade na BIOS do sistema, algo que se encontra desativado em muitos sistemas – sobretudo computadores montados diretamente pelos utilizadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech